A barbárie em carne e osso

A barbárie em carne e osso

'Começamos'

Assim foi a declaração de guerra do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu nesta segunda-feira, 9, ao anunciar cerco total à Faixa de Gaza. E ele disse mais: "Israel vencerá". O governo israelense convocou 300 mil reservistas para a guerra, que em três dias já matou quase mil pessoas.

Extremismo 

Do outro lado, o Hamas ameaça endurecer a barbárie com a transmissão da execução de reféns israelenses. O conflito iniciou no sábado com um ataque terrorista deste grupo militar contra o Estado de Israel potencializando ainda mais o conflito que se arrasta há décadas entre Israel e o povo palestino. Estima-se que na Faixa de Gaza vivam mais de 2 milhões de palestinos.

Efeito

No primeiro dia útil após o início do bombardeio entre Israel e Gaza, as petroleiras fecharam em alta de 4% com o receio de a oferta do fóssil começar a cair. O mesmo aconteceu com a Ibovespa, que fechou o dia com alta de 0,86%. 

Nova fase

Começou nesta segunda-feira, 9, a última fase do programa Desenrola Brasil, que vai priorizar a renegociação de dívidas de devedores com renda de até 2 salários mínimos ou que estejam inscritos no CadÚnico com dívidas de até R$ 5 mil feitas até o fim de 2022.

Urgência

A partir da próxima semana o projeto de lei dos offshores, que tramita na Câmara dos Deputados passa a trancar a pauta de votação por ser de urgência constitucional. Ou seja, outras pautas somente poderão ser votadas em plenário após a votação deste projeto, de autoria do Executivo. A proposta, se aprovada, vai passar a cobrar imposto dos super-ricos e aqueles que investem capital no exterior ou que possuam contas bancárias em paraísos fiscais. Outra batalha que o governo vai travar na Câmara.

Dados contestados 

Presidente do IBGE, Márcio Pochmann, deve ser ouvido nesta terça-feira, 10, na CPI das ONGs para explicar sobre denúncias de que o Censo 2022 foi manipulado no que diz respeito aos números referentes à população indígena do país, de forma a aumentar esses dados. De acordo com a pesquisa, o país tem atualmente 1,6 milhão de pessoas que se declaram indígenas. 

Somente com autorização

Avança no Senado projeto de lei que impede que sindicatos cobrem a contribuição sindical sem autorização do trabalhador. A matéria, de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) passou na Comissão de Assuntos Econômicos e agora vai para a Comissão de Assuntos Sociais.

Na berlinda

Ronaldinho Gaúcho voltou a estampar as manchetes dos jornais ao ter seu nome incluído no relatório da CPI das Pirâmides Financeiras, enviado ao Ministério Público, com a sugestão de que seja indiciado. Outras 44 pessoas também são citadas, como Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como "Faraó das Bitcoins" e oito pessoas da diretoria da 123milhas.

Por Coluna Valéria Costa em 09/10/2023
Aguarde..