A Corte está em polvorosa

A Corte está em polvorosa

 

O bem contra o mal

Desde que o mundo é mundo que essa luta vem sendo travada. É uma luta bastante árdua. E um espectro desse embate foi visto, hoje, no segundo dia do julgamento de quatro réus dos ataques de 8 de janeiro, no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a discussão travada entre os ministros Alexandre de Moraes e André Nunes.

Teoria da conspiração 

Terrivelmente evangélico, como sempre se apresentou e foi apresentado no governo Bolsonaro, de onde é oriundo, o ministro André Mendonça derramou suspeitas nas entrelinhas do seu discurso ao dizer que chamava a atenção o fato de o Ministério da Justiça não ter disponibilizado vídeos da data dos ataques e que não entendi como o Palácio do Planalto foi invadido da forma como foi.

 Tem justificativa ministro?

Oito meses depois daquele domingo que já está na história contemporânea do Brasil, o STF condenou três dos 1,3 mil denunciados. As penas de 17 e 14 anos de prisão para os três primeiros julgados passam a mensagem de que ainda se tem Justiça no país e que atos golpistas e de vandalismo contra o estado democrático de direito não passarão impunes, embora os ministros André Mendonça e Nunes Marques tenham um entendimento quase paternal em relação aos réus e seus atos.

Ofensiva

Presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mostrou, hoje, que não é o Supremo Tribunal Federal que decide sobre a descriminalização do porte de drogas ilícitas para uso pessoal. Pacheco anunciou para esta sexta-feira (15) a apresentação de uma PEC para tornar crime o porte de entorpecentes em qualquer quantidade, num embate direto à ação semelhante em julgamento no STF.

À moda mineira 

Pacheco reuniu o colégio de líderes, de onde tirou o apoio à PEC e de onde vai reunir as assinaturas necessárias entre os senadores para a tramitação da proposta de emenda constitucional. "Nós definimos as leis no país e, obviamente que esse é um poder que deve ser reconhecido por todos os demais poderes e por todas as demais instituições", salientou Pacheco.

Burla no Itamaraty 

Denúncia que chegou à Coluna aponta que o Itamaraty estaria patrocinando o etarismo e o racismo na renomada instituição contra uma diplomata de alta graduação. Ministra de Segunda Classe do quadro especial, inclusive já tendo desenvolvido em sua trajetória o cargo de embaixadora e, declarada negra, a diplomata tem sido ignorada em seus pedidos de promoção, mesmo estando apta para tal. Alô ministro Mauro Vieira, isso não cabe mais no século 21 e vai contra a política transversal que o atual governo determinou para toda a gestão.

Convocado

Ex-ministro da Defesa e ex-vice na chapa presidencial à reeleição de Bolsonaro, o general Braga Netto vai depor na CPI mista dos Atos Antidemocráticos, na próxima terça-feira, 19. A informação foi confirmada pelo presidente da comissão, o deputado federal Arthur Maia (União-BA).

Vontade política 

Foi o que os deputados federais mostraram, hoje, ao aprovar de forma urgente o projeto de lei 4438/23, que realiza uma reforma na legislação eleitoral, com 367 votos favoráveis contra 86. Eles derrubaram a proposta de candidaturas coletivas e afirmaram que era um recado ao Supremo, que havia decidido favoravelmente sobre o tema. A quinta-feira virou o dia de Geni da corte máxima da Justiça brasileira.

Mais debate

O relator da PEC da reforma tributária, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) adiou em uma semana a entrega do relatório na CCJ e, por tabela, a votação na comissão. Com isso, o parecer vai ser entregue dia 4 de outubro e a votação, dia 18. A mudança se deu porque os demais senadores querem uma audiência extra para debater o impacto da reforma no setor de serviços.

Inédito 

O ministro dos Transportes, Renan Filho, foi ao Twitter comemorar um feito inédito no governo: pela primeira vez, por meio de consulta popular, o tema da Semana Nacional do Trânsito de 2024 saiu da contribuição do povo. A frase escolhida foi "Paz no trânsito começa por você!" e estará em todo o material educativo e de divulgação oficial do Sistema Nacional do Trânsito.

Por Coluna Valéria Costa em 14/09/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Leis complementares vão amparar reforma tributária
25 de Outubro de 2023

Leis complementares vão amparar reforma tributária

Cassação de Dallagnol deixa Moro apreensivo
17 de Maio de 2023

Cassação de Dallagnol deixa Moro apreensivo

O Pau de Açúcar
03 de Março de 2023

O Pau de Açúcar

Quem te viu e quem te vê!
10 de Julho de 2023

Quem te viu e quem te vê!

Aguarde..