ALERJ se reúne com representantes de torcidas dos grandes clubes do Rio

Torcedores aguardam validação, por parte do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, do acordo firmado com o MPRJ que concede anistia prévia de 60 dias às torcidas organizadas banidas dos estádios.

ALERJ se reúne com representantes de torcidas dos grandes clubes do Rio

 

Por Octacílio Barbosa

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), o deputado Carlos Minc (PSB), e representantes do mandato da deputada Zeidan (PT) se reuniram, nesta terça-feira (11/10), com o presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), Luiz Claudio Espírito Santo, e com diretores das principais torcidas organizadas do estado. Esteve em pauta o acordo que concede anistia prévia por 60 dias a torcidas banidas dos estádios e uma mobilização para que o governador Cláudio Castro sancione o Projeto de Lei nº 6.118/22, que permite, mediante novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público Estadual (MPRJ), a concessão definitiva de anistia.

O acordo de anistia prévia, firmado pelas torcidas banidas junto ao MPRJ, permite a volta aos estádios das organizadas punidas, portando camisas e faixas das agremiações. Para a efetivação ainda é necessária a homologação judicial do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, ainda pendente. Ceciliano demonstrou confiança na validação do Poder Judiciário: “Acredito que em breve teremos boas notícias. Nosso Parlamento é a casa do entendimento, da negociação. Tudo será resolvido por meio do diálogo”.

O deputado Carlos Minc, coautor do projeto de lei juntamente com as deputadas Zeidan e Martha Rocha (PDT), e também o parlamentar Luiz Paulo (PSD), destacou a necessidade de mobilização em torno da sanção ao projeto aprovado. “Estamos chegando perto de vencer uma batalha de anos. Vamos promover um abaixo-assinado pela sanção do projeto pelo Poder Executivo”, afirmou Minc.

Representando a Anatorg, Luiz Claudio relatou a expectativa pela homologação da anistia prévia e ressaltou que o processo de retorno de torcidas banidas do Rio pode ser um exemplo para o país. “Nossa ansiedade é grande. Sofremos com opressão por muito tempo, e o que está acontecendo agora pode ser um pontapé inicial para todo o Brasil. Estamos trazendo um modelo de diálogo. Já recebemos uma proposta de TAC pelo MPRJ e creio que chegaremos a um denominador comum”, comentou.

 

Por Jornal da República em 12/10/2022
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Tri! Botafogo vence o São Paulo e conquista o Brasileirão após 29 anos
08 de Dezembro de 2024

Tri! Botafogo vence o São Paulo e conquista o Brasileirão após 29 anos

Candidaturas a cargo político provocam racha na diretoria do Flamengo
11 de Setembro de 2024

Candidaturas a cargo político provocam racha na diretoria do Flamengo

Falta de ondas interrompe etapa do Rio do Circuito Mundial de Surfe
25 de Junho de 2023

Falta de ondas interrompe etapa do Rio do Circuito Mundial de Surfe

N E L S O N    D D I A S  Ed. 27
30 de Setembro de 2022

N E L S O N D D I A S Ed. 27

Aguarde..