Axel Grael convoca municípios brasileiros a aderir aos ODS

Axel Grael convoca municípios brasileiros a aderir aos ODS

O prefeito de Niterói,  Axel Grael, que também é vice-presidente da FNP para Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com Renata Sene, prefeita de Francisco Morato (SP)

 

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lançou na semana passada, uma campanha para que municípios invistam em políticas públicas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi durante a 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que aconteceu em Aracaju (SE) nos dias 25 e 26 de novembro, onde os governantes assinaram a adesão ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS. 

Ao lado de Renata Sene, prefeita de Francisco Morato (SP) e vice-presidente de Parcerias em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da FNP, o prefeito Axel Grael ressaltou que o investimento nas políticas públicas alinhadas às ODS representam uma etapa crucial em direção a um futuro sustentável para as cidades.  

“Essa é uma medida importante em termos de comunicação com a sociedade, com o mundo, porque nos coloca no mesmo barco com todas as cidades que estão priorizando a questão da sustentabilidade. Entendo que o desenvolvimento será através da sustentabilidade ou, simplesmente, não acontecerá”, alertou Grael, que é vice-presidente de ODS da FNP.

O prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira, disse que a agenda das ODS precisa avançar nas cidades. Ele defendeu que, cada vez mais, as prefeituras ganham responsabilidades como entes federativos.  

“Precisamos incorporar aos municípios brasileiros essa ideia dos ODS”, disse. 

Niterói na COP26
Axel Grael também falou aos demais prefeitos sobre sua participação na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que aconteceu em Glasgow, na Escócia, há duas semanas.

“Numa reunião com o secretário geral da ONU, Antonio Guterrez, e outros prefeitos de diferentes continentes, tive oportunidade de enfatizar que apesar de, infelizmente, não haver um consenso no Brasil, estamos muito engajados e dispostos a implementar ações de combate às mudanças climáticas. Nós prefeitos defendemos que este não pode ser um assunto exclusivo de uma determinada esfera de governo. Precisamos pensar, agir e cobrar ações locais, regionais, nacionais e planetárias para evitarmos uma catástrofe”, disse Grael.

81ª Reunião Geral da FNP
O encontro entre governantes municipais de todo o Brasil acontece até esta sexta-feira (26 de novembro) e marca o retorno das atividades presenciais da entidade após ter sido decretada a pandemia do novo coronavírus, no ano passado. A reunião é reconhecida por ser um espaço para debates de pautas prioritárias para municípios e, neste ano, também para construir as diretrizes do debate com presidenciáveis em 2022.

Na pauta do encontro, estão temas como transporte público, desenvolvimento econômico, emprego e renda, saúde e desafios educacionais no pós-pandemia, entre outros. Será realizada, ainda, a posse do Conselho Científico e do Conselho de Prefeitos do Consórcio Conectar, iniciativa da FNP que tem como estratégia viabilizar melhores condições para atuação de governantes e gestores municipais no enfrentamento à COVID-19.

O encontro conta também com o lançamento do anuário MultiCidades 2022, a apresentação das pautas dos Fóruns e Redes de Secretários Municipais e os temas que estão na agenda política estratégica das médias e grandes cidades no Congresso Nacional.

Por Jornal da República em 30/11/2021
Aguarde..