Bispa de Washington defendeu imigrantes e pessoas LGBTQIA+

Bispa de Washington defendeu imigrantes e pessoas LGBTQIA+

O culto inter-religioso inaugural na Catedral Nacional de Washington nesta terça-feira (21) teve como ponto alto o sermão da reverenda Mariann Edgar Budde. Ela surpreendeu a todos ao fazer um apelo direto a Donald Trump.

Lembrando a afirmação do presidente republicano na segunda-feira de que ele foi “salvo por Deus” depois que uma bala atingiu sua orelha em uma tentativa de assassinato em julho, Budde pediu a Trump, que estava sentado em uma das primeiras fileiras, “em nome do nosso Deus… para ter misericórdia das pessoas em nosso país que estão assustadas agora”.

“Há crianças gays, lésbicas e transgêneros em famílias democratas, republicanas e independentes”, disse Budde. “Algumas que temem por suas vidas. E as pessoas que colhem nossas plantações e limpam nossos prédios de escritórios, que trabalham em granjas avícolas e frigoríficos, que lavam a louça depois que comemos em restaurantes e trabalham nos turnos noturnos em hospitais. Elas podem não ser cidadãs ou ter a documentação adequada, mas a grande maioria dos imigrantes não são criminosos.”

“Peço que tenha misericórdia, sr. presidente, daqueles em nossas comunidades cujos filhos temem que seus pais sejam levados embora, e que ajude aqueles que fogem de zonas de guerra e perseguição em suas próprias terras a encontrar compaixão e boas-vindas aqui”, disse Budde, bispa episcopal de Washington, DC

O apelo de Budde aconteceu após a assinatura de 26 ordens executivas por Trump em seu primeiro dia no cargo, com dezenas de outras esperadas nos primeiros dias de seu segundo mandato. O presidente assinou ordens encerrando a cidadania por direito de nascimento — provocando contestações legais de grupos de direitos dos imigrantes e procuradores-gerais estaduais — e pausando admissões de refugiados, levando à devastação entre as pessoas que estavam esperando por consultas de asilo nos portos de entrada. Proclamações oficiais declararam emergência nacional na fronteira sul e afirmaram que a entrada de migrantes ali é uma “invasão”.

Trump também tomou medidas executivas para declarar que o governo federal reconhece apenas dois sexos, masculino e feminino.

“Que Deus nos conceda força e coragem para honrar a dignidade de cada ser humano, para falar a verdade uns aos outros com amor e caminhar humildemente uns com os outros e com nosso Deus para o bem de todas as pessoas nesta nação e no mundo”, disse Budde em seu discurso a Trump.

O presidente manteve os olhos em Budde durante boa parte do discurso, em um momento parecendo irritado e olhando para baixo. O vice-presidente JD Vance se inclinou e falou com sua esposa, Usha Vance, enquanto Budde falava sobre imigrantes sem documentos, e levantou as sobrancelhas quando ela disse que a maioria dos imigrantes não são criminosos.

Mais tarde, Trump disse aos repórteres que o serviço “não foi muito emocionante”.

“Não achei que fosse um bom serviço”, disse ele. “Eles podem fazer muito melhor.”

O estrategista democrata Keith Edwards aplaudiu a decisão de Budde de falar diretamente com o presidente, chamando-a de “incrivelmente corajosa”.

Budde “confrontou o fascismo de Trump cara a cara”, disse ele na plataforma de mídia social Bluesky.

Segundo a AFP, Trump, chamou nesta quarta-feira Mariann Edgar Budde de “desagradável” e exigiu um pedido de desculpas por ter dito que ele estava espalhando medo entre os migrantes e as pessoas LGBTQ+.

“A suposta bispa que falou na terça-feira no National Prayer Service é uma esquerdista radical que odeia Trump. Ela teve um tom desagradável, foi pouco convincente e pouco inteligente”, escreveu o presidente em sua conta na Truth Social.

“Além de seus comentários inadequados, o sermão foi muito chato e pouco inspirador. Ela não é muito boa em seu trabalho! Ela e sua igreja devem um pedido de desculpas ao público!”, postou ele.

Por Jornal da República em 22/01/2025
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Igrejas da França removem vitrais criados por padre acusado de abuso de crianças
17 de Agosto de 2023

Igrejas da França removem vitrais criados por padre acusado de abuso de crianças

Fugitivas do 8/1 são presas ao entrar nos EUA um dia após posse de Trump
19 de Março de 2025

Fugitivas do 8/1 são presas ao entrar nos EUA um dia após posse de Trump

Furacão Lee ameaça Nordeste dos EUA e Leste do Canadá
17 de Setembro de 2023

Furacão Lee ameaça Nordeste dos EUA e Leste do Canadá

Modelo internacional expõe direct de Neymar: 'Desrespeitoso'; veja
28 de Junho de 2023

Modelo internacional expõe direct de Neymar: 'Desrespeitoso'; veja

Aguarde..