Bolsonaro é rejeitado por mais da metade dos brasileiros, mostra pesquisa Quaest

Ex-presidente tem rejeição de 54%, seguido por Haddad (50%), Michelle Bolsonaro (50%) e Lula (49%)

Bolsonaro é rejeitado por mais da metade dos brasileiros, mostra pesquisa Quaest

A mais recente pesquisa Genial/Quaest sobre as eleições presidenciais de 2026 revela que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta uma considerável taxa de rejeição, sendo desaprovado por mais da metade dos brasileiros. Segundo o levantamento, divulgado nesta segunda-feira, 54% dos entrevistados afirmaram que não votariam no ex-mandatário.

Realizada presencialmente entre os dias 2 e 6 de maio, a pesquisa abrangeu a opinião de 2.045 brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os estados do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Por imposição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro está legalmente impedido de concorrer a cargos públicos até 2030. A decisão da Corte, tomada em junho do ano anterior, fundamentou-se na prática de abuso de poder político e utilização indevida de meios de comunicação, quando o ex-presidente atacou as urnas eletrônicas em uma reunião com embaixadores, tornando-o inelegível para a eleição de 2026.

Embora Bolsonaro lidere numericamente o índice de rejeição, dentro da margem de erro, encontra-se em empate técnico com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), ambos rejeitados por metade dos eleitores. Logo em seguida, o presidente Lula (PT) é desaprovado por 49% dos entrevistados.

Outros possíveis presidenciáveis também foram avaliados na pesquisa. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apresentam índices de rejeição de 34% e 30%, respectivamente, configurando um empate técnico entre eles.

Os governadores Ratinho Júnior (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), que disputam a herança política de Bolsonaro, registraram baixa rejeição, com índices de 27%, 25% e 24%, respectivamente.

Segue abaixo a lista das taxas de rejeição dos possíveis candidatos à presidência:

  • Jair Bolsonaro: 54%
  • Fernando Haddad: 50%
  • Michelle Bolsonaro: 50%
  • Lula: 49%
  • Gleisi Hoffmann: 34%
  • Tarcísio de Freitas: 30%
  • Ratinho Júnior: 27%
  • Romeu Zema: 25%
  • Ronaldo Caiado: 24%

Com informações de O Globo e Agenda do Poder

 

Por Jornal da República em 14/05/2024
Aguarde..