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Quando alguém compra um carro no Brasil, quase 54% do valor total do produto vai para o Estado.
A influenciadora Lara Ovison explica que “os carros se tornaram uma fonte de renda para o governo” brasileiro e destaca o efeito negativo disso:
“A baixa renda per capita e a altas tributação faz com que os carros seja considerado basicamente um bem de luxo, um patrimônio no Brasil”
A influenciadora segue dizendo que a alta tributação contribui para o país perder relevância aos olhos das grandes empresas automobilísticas:
“O Brasil é considerado ‘globalmente irrelevante’. Ele está em um grupo chamado Rest of the World, que significa resto do mundo, nas estatísticas das maiores montadoras”.
O peso do imposto
Em países que representam um mercado relevante para as indústrias automobilísticas, as tarifas são bem menores, como no caso da:
Os impostos brasileiros também são maiores se comparados com outros países latinoamericanos, como por exemplo:
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), um Fiat Pálio, o mais barato da tabela, custa R$ 28.790.
Se impostos como IPI, ICMS, PIS, e Cofins fossem retirados da conta, o valor cairia para R$ 20.680. Quanto outros tributos são desconsiderados, o valor chega a R$ 19.149.
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