Cabul: Ataque de foguetes contra aeroporto acelera retirada de tropas dos EUA

Cabul: Ataque de foguetes contra aeroporto acelera retirada de tropas dos EUA

DA REDAÇÃO - Moradores das proximidades do aeroporto da capital do Afeganistão afirmaram que ouviram o som da ativação do sistema de defesa de mísseis e que viram estilhaços caindo do céu, indicando que ao menos um foguete foi interceptado

Vários foguetes foram lançados nesta segunda-feira (30/08) contra o aeroporto internacional de Cabul, no penúltimo dia da presença das tropas dos Estados Unidos no Afeganistão. Os norte-americanos aceleram a operação para concluir a retirada de pessoas do país em clima de ameaças de novos ataques.

Um ex-funcionário do Departamento de Segurança do governo afegão, derrubado pelos talibãs há duas semanas, informou que os foguetes foram lançados a partir de um veículo na zona norte de Cabul, onde fica o aeroporto. Moradores das proximidades do aeroporto afirmaram que ouviram o som da ativação do sistema de defesa de mísseis e que viram estilhaços caindo do céu, indicando que ao menos um foguete foi interceptado.

A Casa Branca confirmou o ataque com foguetes contra o aeroporto e destacou que a retirada prossegue sem interrupção. Por sua vez, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque.

As tropas norte-americanas se concentram neste momento em remover todos os militares e diplomatas dos Estados Unidos do país. "O presidente Biden (...) voltou a confirmar a ordem para que os comandantes redobrem os esforços para fazer o que for necessário para proteger nossas forças no local", afirmou a Casa Branca em um comunicado.

Penúltimo dia

O presidente norte-americano, Joe Biden, estabeleceu a terça-feira 31 de agosto como data-limite para a retirada das tropas do Afeganistão. O marco significará o fim de duas décadas de uma operação militar iniciada como represália pelos atentados de 11 de setembro.

O retorno do movimento fundamentalista islâmico Talibã ao poder, do qual haviam sido afastados em 2001, desencadeou uma tentativa desesperada de fuga de afegãos do país. Os voos foram organizados pelos países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos. Eles permitiram a retirada de mais de 114.000 pessoas do aeroporto de Cabul.

As operações terminam oficialmente nesta terça-feira (31/08), mas vários países já concluíram suas missões. Algumas potências, como França e Reino Unido, pedem a criação de uma “zona protegida” em Cabul, sob controle da ONU, para a realização de operações humanitárias. Mas o Talibã já rejeitou a proposta. (Do Opera Mundi)

Por Jornal da República em 30/08/2021
Aguarde..