Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro, manteve o leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), mesmo após suspensão anunciada na última quinta-feira (29) pela Assembleia Legislativa do estado (Alerj). O decreto foi publicado por Castro em uma edição extra do Diário Oficial.
Segundo o comunicado, a Alerj não tinha prerrogativa para tomar decisões sobre uma titularidade que pertence aos prefeitos dos municípios que participarão dessa concessão ao setor privado. O decreto publicado pelo governador enumera alguns fatos, dentre eles, o que já foi mencionado anteriormente:
* A constituição determina que a prerrogativa pertence aos prefeitos;
* O fato de os prefeitos já terem feito essa escolha após terem se reunido em blocos;
* A divisão da responsabilidade entre o governo do estado e o munícipio do Rio de Janeiro na decisão de participar do leilão que já havia sido tomada anteriormente;
Leia também: Urgente: leilão da Cedae é barrado na Alerj na véspera de sua venda
Presidente do STF suspende liminar do TRT e leilão da Cedae volta a ser liberado
A intenção do governo do estado foi legitimar o direito e a prerrogativa dos 35 municípios que já haviam fechado acordo do pregão da companhia de águas.
Com essa decisão, o leilão foi mantido e está conformado para ocorrer nessa sexta-feira (30) na Bolsa de Valores de São Paulo. O leilão da Cedae é considerado o mais importante projeto de infraestrutura do país.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!