Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Encontro teve como objetivo oferecer tecnologias e suporte à rede hospitalar do Estado do Rio no tratamento do câncer
O governador Cláudio Castro recebeu representantes da empresa estatal China Isotope & Radiation Corporation (CIRC), subsidiária da China National Nuclear Corporation (CNNC), nesta quinta-feira (23/05), no Palácio Guanabara. O objetivo do encontro foi a oferta de parceria comercial na área da medicina nuclear - que usa a radiação em exames e tratamento de vários tipos de câncer. A companhia é a líder em pesquisa e desenvolvimento, fabricação, distribuição e serviço de produtos nucleares em seu país e propôs negócio com possibilidade de transferência de tecnologia aos hospitais da rede estadual.
- É meta prioritária do meu governo priorizar a ampliação da oferta de tratamento oncológico no estado. Muitos pacientes, principalmente das regiões Norte e Noroeste, têm que sair de madrugada do interior para fazer tratamento na capital. Até o fim do meu mandato quero universalizar o tratamento oncológico no Rio de Janeiro. É uma pauta de vida, muito maior que a política, pois perdi a minha mãe para essa doença – disse Cláudio Castro.
Os integrantes da companhia explicaram que a empresa atua no planejamento, na construção e no fornecimento de equipamentos e de tecnologia, bem como em soluções de suporte financeiro. A subsecretária-geral de Saúde do estado, Rachel Rivello, destacou o empenho do governo em ampliar a oferta do tratamento oncológico, com investimento na construção de hospitais especializados e apoio financeiro para unidades das redes municipais.
- Essa oportunidade vem ao encontro das ações de reestruturação do atendimento de alta complexidade na rede estadual. O tratamento na área de oncologia é uma preocupação desta gestão. É um investimento importante, pois com o envelhecimento da população, o estado vem se organizando para o crescimento dessa demanda, com objetivo de dar acesso a um serviço de qualidade a todos – enfatizou Rachel Rivello.
Investimento no tratamento de pacientes oncológicos
A inauguração do Rio Imagem Baixada, que tem capacidade de realizar até 40 mil exames por mês, aumentou a capacidade de realizar diagnósticos contra o câncer. Além disso, o governo está instalando dois modernos equipamentos de PET Scan - que indica com precisão a evolução do câncer - um no Rio Imagem Centro, e outro no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio.
As obras de construção do Hospital Oncológico de Nova Friburgo estão em fase de conclusão. Ele terá a capacidade de realizar procedimentos de quimioterapia, consultas e exames de alta complexidade, diminuindo também a demanda reprimida atualmente. O hospital tem investimento de R$ 50 milhões na obra, além de R$ 30 milhões na compra de equipamentos.
Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, já foram iniciadas as obras do Instituto Estadual do Câncer, que vai funcionar ao lado do Rio Imagem Baixada. Serão 66 leitos, sendo 20 de UTI, 20 consultórios e um aparelho de PET Scan. Há previsão, ainda, da instalação do Hospital Municipal do Câncer, em Resende, na região Médio Paraíba, que irá atender também às cidades de Resende, Itatiaia, Quatis, e outros municípios do entorno.
Além disso, o Governo do Estado tem repassado recursos para as cidades investirem em hospitais especializados e em projetos de polos regionais, além do cofinanciamento do atendimento oncológico no estado, inclusive na rede privada.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!