Comitê Científico aprova liberação do uso de máscaras em ambientes fechados

Comitê Científico aprova liberação do uso de máscaras em ambientes fechados

A partir desta segunda-feira (7), o uso de máscaras deixa de ser obrigatório para os cariocas. O Comitê Científico da Prefeitura do Rio aprovou a flexibilização da medida de proteção em ambientes fechados durante reunião nesta segunda-feira (7) e o uso do equipamento já era facultativo em locais abertos, desde outubro do ano passado. Entretanto, a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação para entrar em espaços fechados de uso coletivo continua valendo. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS), a determinação considerou o panorama epidemiológico atual da capital fluminense e o Comitê decidiu por recomendar a retirada. Com a publicação do decreto, não será mais obrigatório utilizar máscaras como medida de proteção coletiva, mas como equipamento de proteção individual (EPI). Os especialistas do grupo orientam que se mantenha a utilização em locais fechados, as pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, não vacinadas e com sintomas gripais. 

"O Rio, hoje, tem a menor taxa de transmissão de covid-19 desde o início da pandemia, além de uma grande redução de índice de positividade de testes e do número de pessoas internadas por covid-19. É segura, portanto, de acordo com os especialistas, a recomendação. No entanto, se você preferir, pode continuar usando máscara", informou a SMS. 

Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, havia dito que vai cumprir as determinações do especialistas da prefeitura e que publicaria o decreto que dá fim a obrigatoriedade na nesta quarta-feira (8). Paes destacou ainda que haverá um esforço para o avanço da cobertura vacinal com a dose de reforço para que em três semanas o passaporte de vacinação também deixe de ser exigido.

Em outra postagem, Paes disse que liberação será publicada ainda nesta terça-feira, em edição extra do Diário oficial do município. Ele ressaltou que o 'passaporte de vacinação' só deixará de ser obrigatório quando a terceira dose da vacina da covid-19 atingir 70% da população elegível para receber o reforço. De acordo com o Painel Rio COVID-19, atualmente, a cobertura alcançou 54,1% dos cariocas. Os postos seguem aplicando o imunizantes para maiores de 18 anos que receberam a segunda dose há quatro meses ou mais. (Do Jornal O DIA)

 

Por Jornal da República em 07/03/2022
Aguarde..