Como começar seu próprio negócio com pouca ou nenhuma experiência

Como começar seu próprio negócio com pouca ou nenhuma experiência

Você está pensando em começar seu próprio negócio, mas não acha que tem a experiência ou o conhecimento para começar? Não se preocupe, você não está sozinho. Acontece com todo mundo!

Começar um negócio pode ser uma tarefa difícil, mas com um pouco de planejamento e trabalho árduo, é possível começar um negócio de sucesso com pouca ou nenhuma experiência. Para te ajudar nesta missão, convocamos Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Consagrado empreendedor, o especialista selecionou sete dicas para você ter muito sucesso com o seu empreendimento.

Continue lendo:

  1. Faça sua pesquisa: de acordo com Diego Maia, “o primeiro passo é sempre o mais difícil, mas também o mais importante”. Você precisa se informar sobre o setor em que deseja entrar, a concorrência, que tipo de estrutura de negócios funcionaria melhor para você e quais licenças ou autorizações você pode precisar. Existem modelos e mapas gratuitos disponíveis na internet que podem auxiliar nesta tarefa.
  1. Encontre um mentor: alguém que já passou por esse processo pode ser inestimável para ajudá-lo a garantir que você esteja cobrindo todas as suas bases e fazendo as coisas da maneira certa desde o início. Se você não conhece ninguém pessoalmente, existem muitos programas que podem conectá-lo a um mentor experiente em seu setor ou área. Ou, simplesmente, você pode abordar um empreendedor bem sucedido e pedir ajuda. “O não você já tem”, afirma o palestrante de vendas Diego Maia.
  1. Organize-se e crie um plano: isso ajudará você não apenas a acompanhar seu progresso, mas também a acompanhar tudo o que precisa ser feito ao iniciar um negócio. Tentar fazer tudo de uma vez é avassalador e só levará à frustração (e provavelmente a alguns erros). Dividir grandes tarefas em etapas gerenciáveis ajudará a manter você saudável e concentrado à medida que avança em direção à sua meta. “Quando começamos um empreendimento, temos que fazer de tudo um pouco e fazer o negócio girar. Sem o mínimo de organização, tudo estará perdido”, revela Diego Maia

 

  1. Faça uso de recursos gratuitos: existem muitos deles por aí! “Existem muitos recursos gratuitos que você pode - e deve - usar para empreender. Por exemplo, o Sebrae possui um programa chamado ‘Sala do Empreendedor’, disponível em milhares de prefeituras municipais. Eles dão orientação e suporte para quem está começando”, revela Diego Maia. Muitos governos estaduais e municipais oferecem programas de incentivo ao empreendedorismo. Além disso, existem inúmeras organizações sem fins lucrativos que oferecem orientação e tutoria gratuita para novos empreendedores, como o próprio Sebrae e o programa Iniciativa Jovem. Você também pode encontrar muitos webinars, recursos de aprendizagem on-line e ferramentas gratuitas para ajudar você a começar.
  1. Registre sua empresa e obtenha licenças e autorizações. Antes de começar seu negócio, você precisa cuidar do lado legal e registrar sua empresa junto às autoridades locais. Esse processo pode variar dependendo de onde você está começando seu negócio. “Eu sei que quando começamos um empreendimento com poucos recursos, estes assuntos são deixados em segundo plano. Mas se esforce: é muito melhor começar com tudo certinho, você terá menos dor de cabeça”, garante Diego, que recomenda: estude sobre inteligência emocional.
  1. Desenvolva um plano de negócios. Todo negócio de sucesso tem um plano bem elaborado que inclui metas de curto e longo prazo. Como empreendedor iniciante, talvez você não tenha toda a experiência necessária para elaborar um plano abrangente, mas há muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a começar, incluindo livros, sites e aplicativos projetados especificamente para pequenas empresas. Procure sobre isso!
  1. Encontre financiamento. A menos que você tenha economias pessoais suficientes para financiar todo o seu empreendimento, você precisará procurar outras opções de financiamento, como empréstimos de familiares e amigos, plataformas de crowdfunding, associações de fomento, ou micro-crédito e empréstimos para pequenas empresas de bancos.

Dica Bônus do Diego Maia: aprenda a vender! “Eu acredito que em uma empresa só devem existir dois cargos: vendedor e ajudante de vendedor. Todos devem estar focados em vender”, revela o empreendedor que criou o portal Academia de Vendas, uma forma de treinamento de vendas acessível para todo empreendedor.

Conclusão sobre Como começar seu próprio negócio com pouca ou nenhuma experiência

Nesta matéria, demos algumas dicas sobre como começar, incluindo como desenvolver um plano de negócios, como encontrar financiamento e como comercializar sua empresa. Também compartilhamos alguns recursos que podem ajudá-lo ao longo do caminho. Então, se você está pensando em começar um pequeno negócio ou uma empresa maior, releia este artigo e mãos na massa. 

Quem é Diego Maia?

Considerado um dos melhores palestrantes de vendas do Brasil, Diego Maia, além de fundador do CDPV e da Academia de Vendas, possui sete livros de vendas e gestão de vendas publicados e apresenta um dos podcast de vendas mais ouvidos do Brasil, o  BóraVoar disponível em todos os aplicativos de música. 

Além disso, Diego Maia é sócio da startup V3 Rental, especialista em aluguel por temporada no Rio de Janeiro e aluguel por temporada em Búzios.

Da Editoria Última Hora

 

 

 

Por Jornal da República em 27/01/2023
Aguarde..