CRISE: Tebet ameaça romper com Lula e exige o Ministério do Desenvolvimento Social

CRISE: Tebet ameaça romper com Lula e exige o Ministério do Desenvolvimento Social

A senadora Simone Tebet (MDB), confessou a aliados que não aceitará outro ministério no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a não ser o Desenvolvimento Social. A posição da senadora é irredutível, “ela garantiu que não aceitara outra pasta. “Ou essa ou nenhuma”, informou um dos aliados próximos de Tebet. A emedebista confidenciou a aliados que tem dúvidas sobre participar ou não no governo. E pode decidir manter o mandato e viajar Brasil para falar de democracia e continuar sendo uma voz crítica ao bolsonarismo. Uma estratégia para ficar independente e pensar no seu futuro político.

O amor acabou. A pasta reivindicada controla o Bolsa Família, que é uma “arma política poderosa”. Os partidários da emedebista, lembram que foi o “combinado com Lula”, e que vão manter a posição e exigir o cumprimento da promessa. Tudo indica pelo clima que se instalou no grupo da senadora mesmo que Lula oferecer outra pasta, ela não aceitará e ficará de fora do governo petista.

Lula e Tebet não estão se falando e a cúpula do PT não negocia

Integrantes do MDB não estão gostando da posição do petista que não conversa diretamente, e delegou ao seu vice Geraldo Alckmin (PSDB) conversar com Tebet. Faltando duas semanas para o início do governo, os dois não se reuniram uma única vez. Por sua vez a senadora declarou em reunião fechada para seus aliados que as portas para outros ministérios já se fecharam, “o Lula não tem mais espaço em seu alto escalão. Desenvolvimento Social é a única opção para que ela entre de fato no governo. Segundo uma fonte que conversou com Simone, ela diz não querer "ficar num espaço de fala pequeno e amordaçada para fazer as coisas".

O maior obstáculo para nomear Tebet vem da presidente Gleisi Hoffmann, tida na intimidade, como a “queridinha de Lula”, que atende as reivindicações da deputada. A petista resiste a entregar a pasta do Bolsa Família para a emedebista. Mesmo assim existe um bloqueio, já que Tebet e Lula não estão se falando. Em meio a pressão dos aliados, suscita-se indicá-la para o Ministério do Meio Ambiente. Porem a senadora rejeita ocupar o cargo, que já foi oferecido para a deputada Marina Silva (Rede). Interlocutores de Tebet afirmam que a indicação da senadora para o Meio Ambiente é uma manobra do PT para tirar de cena a deputada da Rede, vista por integrantes do partido como um nome radical e que incomoda o agronegócio.

Da Editoria/Tribuna do Norte: TRIBUNADigital/Imagem:Internet

Por Jornal da República em 16/12/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Entre a cruz de Gleisi Hoffmann e a espada de Quaquá: a incoerência política no palco brasileiro
26 de Junho de 2024

Entre a cruz de Gleisi Hoffmann e a espada de Quaquá: a incoerência política no palco brasileiro

Lista dos candidatos a Deputado Estadual com mais potencial para ganhar
30 de Setembro de 2022

Lista dos candidatos a Deputado Estadual com mais potencial para ganhar

Justiça do Rio determina perícia em processo de privatização da Eletrobrás
06 de Março de 2023

Justiça do Rio determina perícia em processo de privatização da Eletrobrás

Crivella  declara apoio à Clarissa Garotinho para o Senado
25 de Agosto de 2022

Crivella declara apoio à Clarissa Garotinho para o Senado

Aguarde..