Desmistificando a Energia Nuclear: Uma Conversa com Dayanny Francisquini da Eletronuclear

  O Última Hora, diretamente da Feira do Empreendedor Rio de Janeiro, no EXPO MAG, tivemos o privilégio de conversar com a professora Dayanny Francisquini, especialista da Eletronuclear e do Observatório Nuclear. A professora compartilhou insights valiosos sobre o trabalho em um dos paraísos do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, focando na energia nuclear.

Dayanny Francisquini expressou sua paixão por desmistificar a energia nuclear e compartilhar conhecimentos sobre o tema. Ela ressaltou a importância de mostrar os pontos positivos dessa fonte de energia, explicando seu papel em levar informações às pessoas, desde alunos até o público em geral. O Observatório Nuclear, sob sua supervisão, é um espaço aberto ao público sete dias por semana, desempenhando um papel crucial na educação sobre energia nuclear.

A professora enfatizou o prazer de receber visitantes, incluindo estudantes de faculdades e escolas, proporcionando uma compreensão mais profunda da energia nuclear. Ela destacou que a energia nuclear é segura, passando por fiscalizações rigorosas e auditorias internacionais. Respondendo a dúvidas comuns, Dayanny esclareceu que as usinas nucleares não possuem materiais físicos para acidentes, garantindo a segurança tanto para os trabalhadores quanto para o público em geral.

Ao abordar a questão da segurança, a professora destacou: "A energia nuclear é uma energia segura. A usina passa por auditorias internacionais; é uma energia muito segura e limpa, uma energia do futuro."

Quando questionada sobre o tempo de operação das usinas nucleares, Dayanny apontou que a construção de Angra 1 começou em 1972, e desde 1985, a usina opera ininterruptamente, fornecendo energia para o Brasil há quase 40 anos.

No final da entrevista, Dayanny Francisquini convidou o público a conhecer o Observatório Nuclear, mencionando que as visitas podem ser agendadas pelo site da Eletronuclear, que oferece informações de contato para escolas e instituições interessadas. O Observatório também está aberto ao público em geral, sem a necessidade de agendamento.

Se você deseja desmistificar a energia nuclear e compreender melhor seu papel no futuro energético, o Observatório Nuclear é o lugar certo para explorar, aprender e questionar.

Por Jéssica Porto e Robson Talber/Repórter Dj Português
 

 

Por Jornal da República em 10/11/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Estado cria mais de 19 mil vagas de emprego e, pelo 9º mês seguido, mantém saldo positivo
01 de Dezembro de 2021

Estado cria mais de 19 mil vagas de emprego e, pelo 9º mês seguido, mantém saldo positivo

Servidores protestam contra pacote de austeridade nas galerias da Alerj; saiba o que foi votado
06 de Outubro de 2021

Servidores protestam contra pacote de austeridade nas galerias da Alerj; saiba o que foi votado

Senado promove debate sobre encostas com especialistas
20 de Março de 2022

Senado promove debate sobre encostas com especialistas

Lula perdeu só 1 ministro em 6 meses, mas Centrão mira 3 pastas
10 de Julho de 2023

Lula perdeu só 1 ministro em 6 meses, mas Centrão mira 3 pastas

Aguarde..