Doria e Virgílio: “Prolongar prévias do PSDB é desrespeito a filiados”

Doria e Virgílio: “Prolongar prévias do PSDB é desrespeito a filiados”

Após o adiamento da votação das prévias do PSDB, instrumento para definir o candidato do partido à Presidência da República em 2022, causado por uma pane no app de votação, o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito de Manaus (AM) Arthur Virgíilio, que estão na disputa contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vieram a público para protestar contra o prolongamento do processo.

Lado a lado, ambos leram uma nota, na noite deste domingo (21/11), em que reafirmam a “urgência de retomar o processo de escolha do candidato em respeito aos filiados tucanos e o seu direito de votar”.

“É preciso ter uma única palavra e uma única atitude, que é fazer as prévias que começaram hoje terminarem no próximo domingo. Já teríamos um segundo turno, a previsão para o dia 28 estava estabelecida. No próximo domingo, aqueles que não tiveram oportunidade de votar, que foram muitos, poderão votar”, ressaltou Doria.

Não faltaram críticas a Eduardo Leite, diretas e indiretas. De acordo com Virgílio, houve uma “conversa amável” com o gaúcho, mas sem chegar a un consenso. “Ele queria colocar as prévias para fevereiro, ele pediu para que deixassem as pessoas votarem a semana inteira, sujeitando a votação a ataque de hackers”, reclamou o ex-prefeito.

“Não há razão para adiar as prévias, a não ser que queira melar as prévias do PSDB”, enfatizou Doria.

O aplicativo de votação, desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), também foi alvo de ataques. Segundo a nota, “foi alertado durante todo o processo sobre a fragilidade do aplicativo e os problemas de instabilidade e insegurança que o modelo proposto poderia trazer para as primárias”.

“Nossa proposta é que o aplicativo esteja aberto das 6 da manhã às 6 da tarde no próximo domingo. Doze horas são mais do que suficientes para que quem não conseguiu votar consiga, levando em consideração que a empresa já nos garantiu a resolução dos problemas”, disse o governador paulista.

Leia a nota na íntegra:

“Desde o início do processo de prévias, as campanhas dos candidatos do PSDB à presidência da República, João Doria e Arthur Virgilio, defenderam a ampla participação de todos os filiados.

Defenderam também a utilização de urnas eletrônicas, que regem o sistema eleitoral brasileiro de forma segura, simples e transparente.

Foi alertado durante todo o processo sobre a fragilidade do aplicativo e os problemas de instabilidade e insegurança que o modelo proposto poderia trazer para as primárias.

Mesmo diante dos alertas de ambas as campanhas e da Kryptus, auditoria contratada pelo próprio partido para garantir a lisura da eleição, a direção do PSDB optou por manter o contrato com a FAUGRS (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sediada em Pelotas) e o uso da plataforma.

Diante das inúmeras falhas do próprio aplicativo, ocorridas durante o todo o processo de votação, neste domingo (21), se faz necessário o ajuste imediato do aplicativo.

Por Jornal da República em 21/11/2021
Aguarde..