Emerj inaugura retratos dos desembargadores Maldonado e Carlos Santos

Cerimônia foi prestigiada por dezenas de magistrados, autoridades, amigos dos homenageados e alunos da Emerj

Emerj inaugura retratos dos desembargadores Maldonado e Carlos Santos

O 3º vice-presidente do TJRJ, desembargador José Maldonado (D) recebeu placa das mãos do diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio de Melo

Um auditório lotado prestigiou os desembargadores José Carlos Maldonado de Carvalho e Carlos Santos de Oliveira, homenageados nesta segunda-feira (29/07) pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) com a inauguração dos seus retratos na Galeria dos Conferencistas Eméritos. A cerimônia contou com as presenças do ministro do Superior Tribunal de Justiça e corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão; do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; do diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo; do desembargador Luiz Zveiter, presidente do TJ no biênio 2009/2010, e da presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Bitencourt Haddad. 

Para o desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, atual 3º vice-presidente do TJRJ e membro com assento efetivo na 3ª Câmara de Direito Privado, a homenagem é algo que simboliza muito.

“Como disse o nosso ministro, meu coração está em festa. Obrigada por essa honraria que hoje me concedem. Um muito obrigado a todos vocês que deixaram seus afazeres e vieram hoje nos reverenciar”, agradeceu o desembargador.

O outro homenageado, desembargador Carlos Santos de Oliveira, membro da 2ª Câmara de Direito Privado do TJ do Rio, também agradeceu a condecoração.

“O significado desta homenagem passa pela recordação e reconhecimento. A palavra que fica é gratidão. Costumo dizer que o muito obrigado é uma expressão que passa, mas a gratidão é perene. Muito grato pela homenagem. ”  

O ministro do STJ Luis Felipe Salomão falou da satisfação de participar do evento de inauguração dos retratos dos desembargadores.

“Reparem em quanto é significativo e importante essa singela e simbólica cerimônia de hoje. Carlos e Maldonado, seus retratos na Galeria dos Conferencistas Eméritos representam o reconhecimento e a dedicação de ambos. São incansáveis magistrados, ambos com currículo exemplar e com notória participação no Poder Judiciário e na vida acadêmica”, destacou.

Presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo,  parabenizou o desembargador Carlos Santos de Oliveira pela homenagem recebida 
 

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, também parabenizou os homenageados.

“Recebam o meu carinho, meu afeto e meus parabéns pela homenagem.  O reconhecimento de tanta bagagem está aí, com esse auditório lotado de pessoas prestigiando Vossas Excelências”, disse.

Na sua fala, o diretor da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, ressaltou que deseja que galeria com os retratos dos homenageados não seja apenas um espaço de recordação, mas um lugar aonde as novas gerações possam encontrar inspiração e motivação.

“Celebramos não só a história acadêmica e o legado profissional desses dois ilustres magistrados, mas também a contribuição que ambos trouxeram e trazem ao nosso sistema de justiça e a formação de profissionais de Direito. Suas trajetórias são exemplos de dedicação, ética e compromisso com a Justiça. Valores que devem ser sempre lembrados e cultivados por todos nós. ”

Desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho

Nascido em Niterói, José Carlos Maldonado tem 73 anos. Formou-se em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF) e é mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). Ingressou na magistratura em 1988 e atua como desembargador há 20 anos. Atualmente é o 3º vice-presidente do TJRJ e tem assento efetivo na 3ª Câmara de Direito Privado.

Além disso, já foi 1º vice-presidente do TJRJ, no biênio 2021/2022; juiz auxiliar da presidência do TJRJ, presidente do Fórum Permanente de Direito do Consumidor da EMERJ, presidente da Comissão de Segurança Institucional do Tribunal (Coseg) e secretário do Colégio Permanente de Diretores de Escolas da Magistratura (Copedem).
Também é autor de diversos livros de relevância, com destaque para suas publicações sobre Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil, tais como “Direito do consumidor” e “Latrogenia e erro médico, sob o enfoque da responsabilidade civil”.

Desembargador Carlos Santos de Oliveira

Nascido em São João de Meriti, Carlos Santos Oliveira tem 66 anos. Formou-se em Direito pela UGF em 1981. Em 2002, concluiu o mestrado em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Iniciou na carreira como defensor público na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) em 1985. Ingressou na magistratura por concurso em 1990, no Estado de Minas Gerais. Em 1991, também por concurso, ingressou no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Foi promovido a desembargador em 2006.

Atualmente, é membro da 2ª Câmara de Direito Privado do TJRJ, presidente do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis da EMERJ, diretor do Centro de Estudos e Debates do TJRJ (CEDES-TJRJ) e professor de Direito Civil da EMERJ e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Também já foi membro do Órgão Especial do TJRJ nos biênios 2014/2015 (suplente) e 2021/2022 (titular), presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) em 2019 e vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE-RJ em 2018.
É autor de diversas obras, com destaque para suas publicações sobre Direito Civil e Direito dos Contratos.

 

Por Jornal da República em 03/08/2024
Aguarde..