Empresários do setor de serviços terceirizáveis reúnem-se em Brasília nesta semana

Líderes sindicais de 21 estados brasileiros já estão confirmados para a reunião mensal da Febrac, que decide os rumos da entidade para os próximos meses

Empresários do setor de serviços terceirizáveis reúnem-se em Brasília nesta semana

Brasília, 15 de outubro de 2024 - Líderes sindicais de 21 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, estarão reunidos, em Brasília, na próxima quarta-feira, dia 16 de outubro, para participar do encontro mensal da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac). Durante o evento, que é a penúltima AGE (Assembleia Geral Extraordinária) do ano, serão discutidos temas de interesse do setor de serviços terceirizáveis – um dos maiores empregadores do país -, que impactam o dia das empresas e de seus colaboradores. Entre eles, estão: Reforma Tributária, Reforma Administrativa, Sistema de Cotas nas empresas (Menor Aprendiz), a nova nomenclatura da entidade, entre outros.

Para o presidente da Febrac, Edmilson Pereira, reunir os presidentes de sindicatos filiados e representantes do Conselho da entidade é sempre muito rico pelas ideias apresentadas e pela construção de caminhos para a resolução dos problemas. “Temos assuntos muito relevantes para tratar e com o fim de ano se aproximando, alguns precisam ter encaminhamento o quanto antes”, afirma.

No dia anterior, dia 15, a Febrac realiza, também na capital federal, um jantar com parlamentares. Um dos nomes confirmados é o do senador Izalci Lucas (PL-DF), que tem sido um parceiro do setor de serviços na construção de alternativas para a pauta da Reforma Tributária.

Izalci Lucas e a Reforma Tributária
Nesta semana, inclusive, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, concluiu um ciclo de debates sobre as implicações da regulamentação da Reforma Tributária. O senador Izalci, coordenador do grupo de trabalho criado para tratar do tema, solicitou que o projeto (PLP 68/2024) que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS)  passe pela CAE antes de seguir para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

Nesta terça-feira (8), o IS foi debatido em audiência pública realizada pela CAE com especialistas e representantes de vários setores afetados pelo novo tributo. O imposto está incluído no PLP, que trata da primeira parte da regulamentação do novo modelo tributário. 

Izalci, que presidiu a audiência, explicou os passos da Reforma Tributária e a expectativa com relação às explicações dos especialistas. “Houve todo um debate sobre a emenda constitucional (EC 132/2023) e depois foi aprovado o PLP 68 na Câmara. Então, o que é que a gente está sugerindo aqui nas audiências? Que os expositores coloquem de uma forma muito clara qual é o texto da Câmara, qual é a proposta de mudança e uma justificativa que qualquer senador, lendo, vai dizer “tem que votar”, afirmou.

Menor Aprendiz
Outro nome aguardado é o do deputado federal Rafael Pezenti (MDB-SC), autor do Projeto de Lei 1032, que altera o Decreto nº 5.452, de 1º de maio de 1943 e a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, para modificar a base de cálculo para contratação de menores aprendizes e PCD, para o exercício de atividades insalubres e de safristas.

Esta pauta tem sido umas grandes preocupações do setor de serviços – especialmente o setor intensivo em mão de obra, que encontra barreiras para o cumprimento da lei e vem buscando um diálogo com os poderes públicos para uma adequação factível entre a necessidade da sociedade e a aplicabilidade na vida prática das empresas. 


Sobre a Febrac – A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) foi criada para representar os interesses dos setores de serviços de Asseio e Conservação. Hoje, representa 12 setores ligados à terceirização de mão de obra especializada. Com sede em Brasília, a federação agrega sindicatos nas 27 unidades federativas do país e ocupa cargos na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos Conselhos Nacionais do SESC e do SENAC, na Central Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (CEBRASSE) e na Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis e na World Federation of Building Service Contractors (WFBSC). A Febrac tem como objetivo cuidar, organizar, defender e zelar pela organização das atividades por ela representadas.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA – FEBRAC
Proativa Comunicação
Contatos: Aline Ramos (61-99846-4120) / Flávio Resende (61-99216-9188)
Email: atendimento@proativacomunicacao.com.br / proativa@proativacomunicacao.com.br
IG: @ProativaC

Por Jornal da República em 15/10/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

'Foi muito grave, estivemos muito perto de um golpe', diz Gilmar, contrariando quem quer se livrar dos crimes
09 de Abril de 2025

'Foi muito grave, estivemos muito perto de um golpe', diz Gilmar, contrariando quem quer se livrar dos crimes

Justiça homologa acordo de Ministério Público, concessionárias de transporte e município do Rio
24 de Maio de 2022

Justiça homologa acordo de Ministério Público, concessionárias de transporte e município do Rio

A reviravolta do tabuleiro político no Rio: Comte Bittencourt volta à cena e Cidadania volta a ter Deputado
03 de Abril de 2024

A reviravolta do tabuleiro político no Rio: Comte Bittencourt volta à cena e Cidadania volta a ter Deputado

 Delegado Rivaldo Barbosa consolou, prometeu justiça e tirou foto ao lado de familiares de Marielle, incluindo os pais da parlamentar
24 de Março de 2024

Delegado Rivaldo Barbosa consolou, prometeu justiça e tirou foto ao lado de familiares de Marielle, incluindo os pais da parlamentar

Aguarde..