Entrevista com Fábio Picanço, presidente da CODIN

”Trabalhamos para que nossa gestão deixe um legado marcante nos 57 anos da Codin”

Entrevista com Fábio Picanço, presidente da CODIN

  Há um ano à frente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), o advogado, Fábio Picanço, especialista em Direito Privado, tem como uma de suas principais missões fomentar a expansão da atividade empresarial no estado. Neste período, a instituição, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, lançou dois projetos itinerantes para levar os serviços da Companhia a empreendedores e gestores públicos de todas as regiões fluminenses, e participou de forma inédita de grandes feiras de negócios. Em entrevista à coluna ele fala como a Codin, que está completando 57 anos, atua na atração de investimentos para o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro.


Como o sr. avalia esse primeiro ano à frente da Codin?

Foi um ano de muito trabalho e reconstrução. A Codin é a porta de entrada do investidor no Rio de Janeiro e tivemos resultados positivos em áreas estratégicas da instituição: o serviço de avaliação e verificação de pleitos por incentivos fiscais, o início da recuperação dos Distritos Industriais Fluminenses, um processo que vem sendo construído em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, além do início da implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Porto do Açu, um empreendimento que impulsionará de forma definitiva o crescimento do Estado do Rio. 


A reestruturação da Codin aconteceu em que sentido?

Ao receber o convite para assumir a presidência da Codin, a principal orientação que recebi do Cláudio Castro foi sobre a necessidade de uma maior aproximação com o empresariado fluminense. Precisávamos mostrar para os empreendedores que a Companhia estava pronta para atendê-los. A partir daí, passamos a apresentar a Codin em grandes eventos de negócios, criamos dois projetos itinerantes para percorrer o Estado do Rio, levando nossa equipe especializada para prestar serviços in loco, ouvir as demandas dos setores industriais locais e viabilizar soluções. Um dos efeitos dessas ações foi o sensível aumento da procura por incentivos fiscais, por empresas interessadas em abrir ou ampliar suas plantas em território fluminense.


Como os projetos itinerantes da Codin funcionam?

Criamos o Codin Incentiva com o objetivo de oferecer aos empresários de fora da capital a oportunidade de conhecer a fundo nossas metodologias, os critérios de avaliação nos processos de concessão de incentivos, a gama de legislações que viabilizam investimentos de naturezas diversas, inclusive com um atendimento individualizado para o esclarecimento de dúvidas. Já o Codin Reúne tem a missão de escutar as demandas específicas dos empresários industriais regionais e ser um espaço de troca, construtor de respostas aos setores produtivos, e impulsionador de novas perspectivas de negócios para continuarmos avançando. De acordo com o IBGE, nos primeiros sete meses do ano, a produção industrial fluminense acumula uma alta de 4,9%. Mais impressionante ainda é o crescimento acumulado nos últimos 12 meses, que atingiu 5,8%, superando significativamente a média nacional. 


Como a ZPE do Porto do Açu vai agregar à economia do Rio de Janeiro?

O Complexo Portuário do Açu será o maior polo logístico e industrial do país, e um dos maiores do mundo. Na Codin, criamos uma comissão especial, voltada para a elaboração do modelo de negócio para a implantação e administração da ZPE do Porto do Açu, e o processo está em andamento. A ZPE do Açu estimula a competitividade através de diversos incentivos fiscais. São benefícios logísticos, facilitando o escoamento de produtos pelo porto, e tributários, como a isenção de impostos federais, entre eles o PIS, Cofins, IPI, além do ICMS, sempre com o objetivo de atrair investimentos. A expectativa é de que a ZPE do Porto do Açu possa atrair R$ 40 milhões em investimentos e gerar cerca de 2 mil empregos.


De que forma os empresários e gestores públicos podem se inscrever para participar dos projetos itinerantes da Codin?

Estamos ampliando as formas de contato da Codin. Além dos telefones fixos, os empreendedores têm à disposição o nosso portal eletrônico, cujo endereço é www.codin.rj.gov.br.  É um site super completo, intuitivo, com diversas informações sobre a Companhia e o Rio de Janeiro. Recentemente, implementamos o Fale com o Presidente, um canal direto de contato comigo. Em relação às ações volantes, cada cidade tem uma programação especial, voltada para suas especificidades, e as visitas são determinadas por uma avaliação técnica, integrada ao banco de dados da Companhia. Nosso objetivo diário é agilizar os procedimentos e facilitar a vida do empresário que quer investir no Rio de Janeiro. Trabalhamos para que nossos primeiros 365 dias de gestão deixem uma marca significativa nesses 57 anos da Codin.

 

Por Gestão, Governança e Empreendedorismo em 27/11/2024
Aguarde..