Estado amplia oferta de mamografia na Baixada Fluminense e interior do estado

Atualmente, exame é oferecido em quatro unidades estaduais, além do mamógrafo móvel, que leva o serviço para bairros da capital e municípios do interior

Estado amplia oferta de mamografia na Baixada Fluminense e interior do estado

Em 2024, foram realizadas 75.281 mamografias no estado, um aumento de 28,5% em comparação com 2023. 

A oferta da mamografia foi ampliada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) com a inauguração, em julho de 2023, do Rio Imagem Baixada, localizado em Nova Iguaçu. Só em 2024, foram realizadas 75.281 mamografias no estado, um aumento de 28,5% em comparação com 2023, quando o total de exames foi de 58.577.

Atualmente, na rede estadual de saúde, quatro unidades oferecem o exame, além do mamógrafo móvel, que leva o serviço para bairros da capital e municípios do interior. A construção de dois hospitais oncológicos, em Nova Friburgo, na Região Serrana, e em Nova Iguaçu, irá aumentar ainda mais a oferta de mamografias para a população fluminense.

 

O procedimento é uma radiografia do tecido mamário, capaz de identificar lesões nos estágios iniciais. Quanto mais cedo o tumor for identificado, maiores as chances de tratamento. Para câncer de mama, os casos identificados no início trazem um índice de cura que pode superar os 90%.

 

- Esse exame é capaz de detectar precocemente o câncer de mama, que ainda é um dos tumores que mais matam as mulheres em nosso país. A realização de mamografias, em especial em mulheres entre 50 e 69 anos, é muito importante porque o diagnóstico precoce aumenta não apenas as chances de cura, como também o acesso a tratamentos mais conservadores - explica o coordenador estadual de Saúde das Mulheres, Dr. Antônio Braga.

 

O médico destaca, ainda, que o Rio Imagem Baixada fornece não apenas a mamografia, como também as biópsias guiadas e a confirmação histopatológica nos casos de câncer de mama, essenciais para o início do tratamento.

 

A preocupação com a detecção precoce de alterações na mama faz com que Vera Lúcia Silva de Lima, 58 anos, faça a mamografia anualmente. Moradora da comunidade da Tijuquinha, no bairro do Itanhangá, ela fez o exame no Rio Imagem do Centro.

- Eu faço mamografia desde os 30 anos. É importante fazer regularmente para precaução, me sinto mais tranquila sabendo que estou acompanhando minha saúde e, se precisar de algum tratamento, é possível agir mais rápido - afirmou.

Internações caíram em 2024 no estado

Em 2024, o câncer de mama foi a causa da morte de 2.422 mulheres no estado do Rio, sendo que a maioria na faixa etária de 30 a 69 anos, com 1.523 óbitos. O número do ano passado é um pouco menor que em 2023, quando foram 2.499 falecimentos, 1.561 em pacientes de 30 a 69 anos. As informações são do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Com relação às internações, em 2024 houve redução do número de pacientes em relação a 2023: foram 6.470 mulheres contra 6.934, de acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SU).

Além do centro de diagnóstico da Baixada, há mamógrafos no Rio Imagem do Centro do Rio; no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti e no Hospital Estadual dos Lagos, em Saquarema, na Região dos Lagos.

Já a carreta do mamógrafo móvel, que até o próximo dia 8 estará no município de Bom Jardim, na Região Serrana, realizou 12.147 mamografias em 2024. O contato com as pacientes é feito pelas secretarias municipais de Saúde e, para os atendimentos, as mulheres devem levar  a xerox do RG, cartão do SUS, comprovante de residência e pedido médico original. Os resultados dos exames de mamografia realizados podem ser acessados através do site da Saúde (https://www.rj.gov.br/saude/laudos) .

Por Jornal da República em 08/02/2025
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Alta dos preços de medicamentos vem aí: pesquisa pode levar a economia de até 80%
20 de Março de 2024

Alta dos preços de medicamentos vem aí: pesquisa pode levar a economia de até 80%

Prefeitura de Duque de Caxias retira obrigatoriedade do uso de máscara
05 de Outubro de 2021

Prefeitura de Duque de Caxias retira obrigatoriedade do uso de máscara

Descoberta nova variante do coronavírus com grande número de mutações
25 de Novembro de 2021

Descoberta nova variante do coronavírus com grande número de mutações

Semana da Saúde acaba nesta quinta, 25: mais de 11 mil atendimentos já foram feitos
25 de Novembro de 2021

Semana da Saúde acaba nesta quinta, 25: mais de 11 mil atendimentos já foram feitos

Aguarde..