Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Dois meses depois de receber as chaves da casa própria, moradores do Conjunto Carmen Portinho, em Areal, ganharam um presente de Natal antecipado: cinquenta famílias receberam uma geladeira nova.
Nesta terça-feira (24/10), através de parceria da Secretaria de Habitação de Interesse Social com a Enel Distribuição Rio, os contemplados puderam entregar o eletrodoméstico antigo e receber um modelo de menor consumo de energia elétrica.
A ação faz parte do programa Enel Compartilha Eficiência, que troca refrigeradores velhos por modelos com selo Procel que podem consumir até 70% menos energia, gerando economia na conta de luz. A dona de casa Gilda Barbosa, de 31 anos, está entre os 50 beneficiários que poderão ter redução no boleto. Ela tinha uma geladeira que ganhou de segunda mão, mas que já apresentava dificuldade no funcionamento.
- Meu refrigerador já estava dando choque e só uma parte gelava. Eu recorria a um vizinho, deixava água no outro. Não tinha condições de comprar. Agora, estou tão feliz que ganhei uma casa e uma geladeira! - comemorou Gilda, que mora marido e quatro filhos.
O Secretário de Habitação, Bruno Dauaire, ressaltou que a parceria com a concessionária faz parte do engajamento da pasta em melhorar a qualidade de vida dos beneficiários. Ele explicou ainda que as famílias selecionadas nessa primeira fase se enquadraram nos critérios de maior vulnerabilidade social, ser idoso ou pessoa com deficiência.
- Sempre digo que habitação vai além do entregar moradia. Essa troca de geladeiras faz parte da nossa busca por dar dignidade às famílias para as quais entregamos casas. Geladeira é um dos itens mais caros, e esses moradores estavam precisando muito -, afirmou o secretário, que aproveitou a cerimônia de entrega para pedir ao representante da Enel que todas as famílias sejam contempladas em futuras ações.
Leonardo Soares, responsável por Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio, destacou o quanto as famílias vão economizar. Segundo ele, em watts, o consumo médio de um aparelho antigo gira em torno de 90kWh/ mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kWh/hora/ mês.
“Acreditamos que os equipamentos novos contribuirão com a melhoria das condições de vida e orçamento familiar dessas pessoas", disse Soares.
Casas entregues
Em agosto deste ano, a secretaria entregou as chaves da casa própria para 153 famílias que ficaram desabrigadas por causa das chuvas na Região Serrana de 2011.
Cada unidade habitacional conta com 39,41 metros quadrados, abrangendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço com tanque na parte externa. No condomínio há ainda um parque infantil e espaço de convivência para os moradores.
Para entregar as unidades, o Governo do Estado realizou obras de contenção de encostas, drenagem e pavimentação do acesso, assim como a construção de dois reservatórios de água e uma estação de tratamento de esgoto. A reforma de unidades depredadas e adaptações para pessoas com deficiência também fizeram parte das últimas intervenções.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!