G20 como propulsor de exportações do Brasil

Rio de Janeiro sediará encontro de Comércio exterior; evento da Cisbra será aberto pelo governador

G20 como propulsor de exportações do Brasil

No ano em que pela primeira vez o Brasil é anfitrião do G20, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra) reúne organizações e empresas de todos os portes em uma mobilização para ampliar os negócios internacionais a partir do Rio de Janeiro, palco em novembro da reunião da Cúpula de Líderes de 19 países, mais a União Africana e a União Europeia. O “G20 como caminho para a exportação” será o tema central do EnComex RJ 2024, no dia 14 de junho, no Centro do Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro participará da abertura do evento.

“O Rio de Janeiro é um grande centro de trading do país. Temos vários ingredientes, alguns estão sendo descobertos. Temos que abraçá-los, desenvolvê-los com estratégia despertando vocações, identificando e atendendo os interesses comerciais. O momento é agora, com o G20”, atesta Paulo Protasio, presidente da Cisbra.

A programação contará com painéis, oficinas temáticas e palestras em torno dos seguintes temas: desenvolvimento de políticas estratégicas para impulsionar o desenvolvimento e a eficiência nas relações comerciais internacionais; a oportunidade do G20 Brasil 2024 para promover e internacionalizar empresas brasileiras; iniciativas para internacionalização da economia criativa do Estado do Rio de Janeiro; conquistando o protagonismo – mulheres de sucesso no comércio exterior brasileiro; engajamento para internacionalização de empresas brasileiras; a importância da logística para competitividade no mercado internacional; novas oportunidades de negócios de nearshoring na relação bicentenária entre Brasil e Estados Unidos; preparado para o Duimp - Declaração Única de Importação a qual faz parte do Novo Processo de Importação (NPI) que está em implantação no Portal Único de Comércio?

Entre palestrantes e moderadores, estarão presentes referências no ramo de comércio exterior e políticos engajados na pauta como Luis Carlos Gomes, deputado federal; Chicão Bulhões, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro; Danielle Barros, secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro; Adair Roberto Carneiro, presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE); João Ulisses Pimenta, coordenador de Análise de Mercado da Apex Brasil; Renato Pinto Ribeiro, fundadora da Colab Comex; Mara Pinto Cauchioli Rodrigues, assessora do gabinete da Diretoria de Negócios da Apex Brasil; Isadora Suzart, diretora da CDLE Mulher; Bruno Costa, subsecretário de Relações Internacionais e coordenador do G20 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro; Rozana Beatriz da Silva Gomes, gerente geral do Escritório de Comércio Exterior do Banco do Brasil do Rio de Janeiro; Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae-RJ; Marcio Fortes de Almeida, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e diretor da Firjan; Eduardo Miguez, gerente da Portos Rio; André Seixas, presidente da Logística Brasil; Helson Braga, presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe); Roberto Gianneti da Fonseca, economista e empresário; Josefina Guedes, CEO da GBI Consultoria Internacional; Célia Regina Gomes, presidente do Sindaerj e CEO da Worldgate Cargo; Ronaldo Feltrin, superintendente adjunto da 7ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil; Sergio Garcia da Silva Alencar, coordenador operacional aduaneiro da Receita Federal do Brasil; Rafael Ribas Otoni Vigiagro, coordenador de Facilitação do Comércio do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Encomex.

Sobre a Cisbra

Secular na defesa do país, a Cisbra promove o comércio exterior brasileiro, uma câmara multisetorial e multilateral que representa e expressa sua opinião de forma independente. A instituição desenvolve parcerias estratégicas com as três esferas de governo, representações diplomáticas, câmaras de comércio e governos estrangeiros, aproximando o Brasil do mundo.

Em 1925, um grupo de empreendedores fluminenses, decidiu fundar uma entidade para representar e advogar os interesses do comércio e da indústria local. Nascia o Centro do Comércio do Brasil. Em 2009, a entidade passou a se chamar Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra), e foi criado o Sistema Cisbra, integrado por diversas câmaras de comércio locais, como a Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro (Caerj) e a Câmara de Comércio e Indústria de São Paulo (Caesp).

EnComex 2024

Data: 14 de junho

Horário: 9h às 18h

Local: Auditório da CNC - Rua General Justo 307, Centro, Rio de Janeiro

MPF Comunicação – Midiática: Palavra & Foco

 

Por Jornal da República em 12/06/2024
Aguarde..