Governo do Estado inaugura Biblioteca Cleudes José

Novo espaço de leitura é batizado em homenagem a um dos abrigados

Governo do Estado inaugura Biblioteca Cleudes José

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, inaugurou nesta terça-feira a Biblioteca Cleudes José, instalada no Abrigo Cristo Redentor, em Higienópolis, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A iniciativa é uma parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Rio.  

O novo espaço foi batizado com o nome de um acolhido que passou os últimos anos de vida no Abrigo: o poeta baiano Cleudes José da Silva, de 76 anos, que usou os serviços da instituição de março de 2008 até novembro deste ano.

- É uma honra inaugurar essa biblioteca no Abrigo Cristo Redentor, um lugar tão querido e especial para todos nós da Secretaria. Estamos mais uma vez, com a parceira da Imprensa Oficial, levando cultura e lazer para os nossos assistidos. Isso porque acreditamos que não basta acolher, é preciso dar oportunidade de interação, desenvolvimento social e psicológico - disse a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.

Esta não é a única instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos a receber um espaço de incentivo à leitura. Neste ano, foi inaugurada a Biblioteca Cora Coralina, no Hotel Acolhedor do Catete. O Hotel Acolhedor do Centro também ganhará a própria biblioteca ainda neste mês. Todas em parceria com a Imprensa Oficial do Estado.

- Desejo que esses livros sejam ótimas companhias e que possam reavivar memórias, aflorar sentimentos e proporcionar novas descobertas às pessoas idosas assistidas pelo Abrigo Cristo Redentor. A doação de livros para a abertura de mais uma biblioteca reafirma o comprometimento do Programa Mais Leitura e da Imprensa Oficial com o aspecto social e cultural da nossa sociedade - completou Patrícia Damasceno.

Gustavo Ferreira Lobo, de 78 anos, é morador do Abrigo há 4 anos e já saiu da biblioteca com um livro debaixo do braço.  

- Gostei muito da escolha de uma foto do Vinicius de Moraes na parede para enfeitar, as músicas deles são ótimas. Ficou linda. Fiz questão de vir à inauguração. Gosto de ler. Agora que operei a catarata vou voltar a ler mais. E achei muito bom a homenagem ao Cleudes. Ele lia e escrevia muito. - disse Gustavo.  

Abrigo Cristo Redentor

O Abrigo Cristo Redentor tem 88 anos e é uma instituição governamental de caráter residencial, destinada à pessoa idosa com idade igual ou superior a 60 anos, seja independente ou com algum grau de dependência. A instituição é vinculada à Superintendência de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

O Abrigo atende aproximadamente duzentos idosos na modalidade de acolhimento institucional, com assistência multidisciplinar 24 horas por dia. Os acolhidos recebem acompanhamento nutricional, médico e psicológico.

Programa Mais Leitura

O projeto Mais Leitura é uma iniciativa da Imprensa Oficial do Estado do Rio  Projeto que visa a democratização do acesso à leitura ao oferecer livros dos mais variados gêneros a preços que variam de R$ 2 a R$ 9. O Programa, coordenado por Gabriel Salabert, conta com três agências fixas e uma versão itinerante que percorre municípios do estado.

Por Jornal da República em 20/12/2023
Aguarde..