Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta quinta-feira (15/06), a nova emergência clínica e ortopédica do Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói. O espaço conta com salas de classificação de risco, de medicação e de imobilização. O investimento nas obras é de R$ 6 milhões.
- Não estamos medindo esforços para transformar hospitais em todo o estado, assim como está acontecendo aqui. A população fluminense merece uma saúde pública de qualidade, que acolha e dê melhores condições aos pacientes - declarou o governador Cláudio Castro.
A unidade hospitalar, que está completando 78 anos, é referência no atendimento de alta complexidade para a população de sete municípios da Região Metropolitana e recebe em média seis mil pacientes por mês, tanto na emergência quanto na maternidade. O secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, disse que a obra era aguardada há muito tempo.
- Vamos transformar o Hospital Estadual Azevedo Lima, que já conta com uma equipe de primeira linha, em um dos melhores do Brasil. A qualidade dos nossos profissionais pede melhores condições de trabalho. O mais importante é que teremos esse equipamento de qualidade para as gestantes de toda a Região Metropolitana II e não somente de Niterói. A obra é aguardada há muito tempo pela população de Niterói e municípios ao redor que são atendidos na unidade - , disse o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.
A unidade ainda recebeu um novo aparelho de tomografia computadorizada de última geração, capaz de realizar exame de imagem de emergência quatro vezes mais rápido que o atual. Com as obras, o hospital ganhou acesso diferenciado, que é a Recepção Geral, com a nova entrada da urgência adulto e urgência obstétrica. A fachada também recebeu nova identidade visual.
Ainda mais cuidado com as mães e bebês
Além do setor de emergência, a unidade está em fase final de reforma da maternidade, que terá novas alas de emergência obstétrica (clínica e ortopédica), consultório de acolhimento da gestante, salas de exames para cardiotocografia (método de avaliação de bem-estar fetal) e ultrassonografia. Serão renovados os leitos para internações, oferecendo mais qualidade de atendimento. Atualmente, são atendidas mensalmente mais de 1.500 mulheres entre gestantes, puérperas, vítimas de violência, entre outras, nesta ala da unidade.
Cláudio Castro, acompanhado também da primeira-dama, Analine Castro, entregou kits do programa Laços - Maternidade Segura, para mulheres que estavam com seus filhos recém-nascidos no hospital. Cada um com mochila, roupas, nécessaire, mantas e toalhas para o bebê, além de camisa para amamentação e um sling, tecido utilizado para carregar bebês junto ao corpo de um adulto. Dr Luizinho explicou que os kits estão sendo entregues em todas as maternidades estaduais.
Para Vitória Rodrigues, de 23 anos, que teve sua filha Mirella nesta quarta-feira (14/06) no hospital, o kit veio em boa hora.
- Vai ajudar bastante, principalmente quando eu levar minha filha para a rua. Vieram muitos itens aqui dentro e não tínhamos uma mochila grande assim. Será mais prático até mesmo para ir em algum lugar mais distante - elogiou Vitória.
Na segunda etapa do projeto, o hospital ganhará também um novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e uma nova farmácia. É nesse contexto que a unidade passará a contar com espaço interativo na pediatria.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!