Governo joga para a plateia e derruba 3º presidente da Petrobrás

Justificativa é a mesma das anteriores: a escalada dos preços que é de responsabilidade do presidente da República

Governo joga para a plateia e derruba 3º presidente da Petrobrás

A primeira frase da íntegra da nota da Petrobrás é reveladora do óbvio:  “O Governo Federal, como acionista controlador da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, participa que decidiu promover alteração da Presidência da Empresa.” Ou seja, o governo decide (ou deveria decidir) a política de preços da maior estatal brasileira.

É o Estado brasileiro, a partir da contribuição histórica do povo brasileiro o responsável pela política de preços da maior estatal do país, mas o presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro insiste em terceirizar a sua responsabilidade de definir a política de preços que por 63 anos beneficiou a população brasileira e desde 2016 beneficia os acionistas internacionais e privados.

E foi em nome da manutenção que governo federal anunciou, na noite desta segunda-feira (23), a quarta troca na presidência da Petrobras.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o nome indicado para assumir o cargo é o de Caio Mário Paes de Andrade.

Em nota, o MME justifica a troca citando a escalado no preço dos combustíveis. “Pelos diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos. Dessa maneira, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e renda dos brasileiros, é preciso fortalecer a capacidade de investimento do setor privado como um todo. Trabalhar e contribuir para um cenário equilibrado na área energética é fundamental para a geração de valor da empresa, gerando benefícios para toda a sociedade”, diz o texto.

Ainda segundo o Ministério, “o indicado reúne todos as qualificações para liderar a companhia e superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o continuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da Empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras.”

Leia a íntegra da nota da Petrobrás

O Governo Federal, como acionista controlador da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, participa que decidiu promover alteração da Presidência da Empresa.

O Governo consigna ao Presidente José Mauro os agradecimentos pelos resultados alcançados em sua gestão, frente a Petrobras. O Brasil vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais.

Adicionalmente, diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos. Dessa maneira, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e renda dos brasileiros, é preciso fortalecer a capacidade de investimento do setor privado como um todo. Trabalhar e contribuir para um cenário equilibrado na área energética é fundamental para a geração de valor da Empresa, gerando benefícios para toda a sociedade.

Assim, o Governo Federal decidiu convidar o Sr Caio Mário Paes de Andrade para exercer o Cargo de Presidente da Petrobras. O Sr Caio Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.

Portanto, o indicado reúne todos as qualificações para liderar a Companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o continuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da Empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras.

Por fim, o Governo renova o seu compromisso de respeito a governança da Empresa, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Petrobras. (Da redação com informações da CNNBrasil)

Por Jornal da República em 23/05/2022
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

II Simpósio do Instituto Silva Neto: equidade racial e da mulher - entrevista com Luciano Alves, vice-presidente do Instituto
21 de Novembro de 2023

II Simpósio do Instituto Silva Neto: equidade racial e da mulher - entrevista com Luciano Alves, vice-presidente do Instituto

'Bolsonaro abandonado em Aracaju', diz advogado sobre ato que flopou, com apenas 287 pessoas
27 de Abril de 2024

'Bolsonaro abandonado em Aracaju', diz advogado sobre ato que flopou, com apenas 287 pessoas

Dr. Afonso Destri, fala da expectativas da improcedência no julgamento de Deputados Áureo e Léo Vieira e Secretária de Cultura no caso da Ceperj
17 de Maio de 2024

Dr. Afonso Destri, fala da expectativas da improcedência no julgamento de Deputados Áureo e Léo Vieira e Secretária de Cultura no caso da Ceperj

Conselho de Ética deve analisar novo vídeo em que Gabriel Monteiro aparece acariciando menor
12 de Abril de 2022

Conselho de Ética deve analisar novo vídeo em que Gabriel Monteiro aparece acariciando menor

Aguarde..