'Incomível', 'imorrível', INELEGÍVEL: por 5 a 2, Bolsonaro é condenado pelo TSE

'Incomível', 'imorrível', INELEGÍVEL: por 5 a 2, Bolsonaro é condenado pelo TSE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) formou maioria nesta sexta-feira (30) para tornar Jair Messias Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos. O ex-presidente, 68, estará apto a se candidatar novamente em 2030, aos 75 anos, ficando afastado portanto de três eleições até lá (sendo uma delas a nacional de 2026).

Cinco dos sete ministros da corte (Benedito Gonçalves, Floriano de Azevedo Marques Neto, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes) votaram para reconhecer o abuso de poder político e o uso indevido dos meios de comunicação por parte do ex-presidente. Raul Araújo e Kassio Nunes Marques se manifestaram para livrá-lo da acusação.

A ação em julgamento foca a reunião em julho do ano passado com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada. Na ocasião, a menos de três meses da eleição, Bolsonaro fez afirmações falsas e distorcidas sobre o processo eleitoral, alegando estar se baseando em dados oficiais, além de buscar desacreditar ministros do TSE.

No julgamento desta sexta-feira, depois de Cármen Lúcia, votou o ministro Kassio Nunes. Ao iniciar sua fala, Alexandre de Moraes, presidente do tribunal afirmou que também acompanha o relator.

A inelegibilidade tira do páreo o hoje principal adversário do presidente Lula (PT) e obriga a direita a construir um nome para herdar o capital eleitoral de Bolsonaro no pleito de 2026.

A sessão desta sexta foi aberta com o voto de Cármen. “De pronto, com todas as vênias do ministro Raul Araújo, estou anunciando à vossa excelência que estou acompanhando o ministro relator”, afirmou.

O julgamento ocorre seis meses após a saída de Bolsonaro do cargo e tem como foco uma ação movida pelo PDT contra a chapa devido a reunião com os embaixadores.

Ao longo de seu mandato, Bolsonaro, que foi a 42ª pessoa a exercer a Presidência, buscou desestabilizar o sistema eleitoral em vários momentos, inflamando apoiadores e contestando a confiabilidade da votação sem apresentar indícios nem provas.

Levantou suspeitas inclusive sobre o pleito de 2018, que o levou ao Palácio do Planalto, sugerindo vitória mais robusta contra o então candidato do PT, Fernando Haddad, não fosse uma pretensa fraude.

Bolsonaro se utilizou de lives semanais, transmitidas do Palácio da Alvorada, e entrevistas para alardear a tese, replicada por seus aliados nas redes sociais.

Nessas transmissões, ele promoveu ataques verbais a integrantes do TSE, principalmente contra o presidente da corte, Alexandre de Moraes, também ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

Em uma das lives, ele e auxiliares divulgaram informações reservadas de uma apuração da Polícia Federal sobre invasão hacker ao sistema eleitoral ocorrida em 2018. A investigação policial e o tribunal não identificaram manipulação de resultados naquelas eleições.

Uma minuta de um decreto golpista para subverter o resultado das eleições, apreendida em janeiro na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, também foi inserida ao processo do TSE, sob protesto da defesa de Bolsonaro.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Leia ainda: 

PRÉVIAS 2024: Veja quem pode ser os candidatos a Prefeito na sua cidade

Veja quem podem ser os pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio de 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Duque de Caxias em 2024

Da Editoria Última Hora Online / Agência Brasil / ASCOM / Imagem: Redes Sociais

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

Por Jornal da República em 30/06/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

TSE vota amanhã regra para inteligência artificial nas eleições
26 de Fevereiro de 2024

TSE vota amanhã regra para inteligência artificial nas eleições

O Voto como Pilar do Desenvolvimento Municipal: Impulsionando Inovação e Turismo através da Multipropriedade
28 de Abril de 2024

O Voto como Pilar do Desenvolvimento Municipal: Impulsionando Inovação e Turismo através da Multipropriedade

Eleições CREA: Denúncia do MPF, pode impedir candidatos que ocuparam cargo no sistema CONFEA/CREA/MÚTUA
17 de Outubro de 2023

Eleições CREA: Denúncia do MPF, pode impedir candidatos que ocuparam cargo no sistema CONFEA/CREA/MÚTUA

Flávio Dino determina auditoria da CGU em emendas Pix sem plano de trabalho cadastrado
18 de Fevereiro de 2025

Flávio Dino determina auditoria da CGU em emendas Pix sem plano de trabalho cadastrado

Aguarde..