Lira manipulou sistema de votação da PEC dos Precatórios, diz jornal

Lira manipulou sistema de votação da PEC dos Precatórios, diz jornal

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), teria manipulado o sistema de votação da PEC dos Precatórios para que a proposta fosse mais facilmente aprovada. A manobra seria utilizar ausência de oito parlamentares, que não necessariamente estavam em agendas, mas que puderam votar. A informação de que o documento também apresenta erros é do jornal Folha de S. Paulo.

Além de omitir a informação por mais de 30 dias, Lira rejeitou o pedido da Folha que pedia acesso aos nomes, por Lei de Acesso à Informação, contrariando o princípio constitucional da transparência. Segundo a apuração, a lista teria vindo com um possível erro e uma suposta indicação de votos irregulares nas votações dos deputados no primeiro turno.

Um dos deputados com nome na lista, Zé Silva (Solidariedade-MG) chegou a confirmar ao jornal que as informações apresentadas pelo presidente da Casa não batiam. Ele teve o nome incluído na lista, dando a entender que votaria a distância porque estaria em “missão oficial” no dia da votação, 4 de novembro. O parlamentar, no entanto viajou apenas dois dias depois.

Mesmo estando em Minas Gerais, ao lado do governador Romeu Zema (Novo), no dia da apreciação, Silva votou a favor da PEC dos Precatórios.

Outro parlamentar que não estava em “missão oficial” – única lacuna que seria permitido o voto remoto –, mas foi colocado como votante remoto pela tal missão, Josué Bengston (PTB-PA) estava em Brasília e votou a proposta presencialmente.

Os deputados que também votaram a favor da PEC, Marco Feliciano (PL-SP) e Abílio Santana (PL-BA) não deram uma resposta concreta à reportagem. Feliciano estaria “voltando de uma missão oficial”, mas estava em São Paulo e votou à distância, já Abílio não deu retorno.

Os deputados Alceu Moreira (MDB-RS?), Carlos Veras (PT-PE), Rodrigo Agostinho (PSB-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP) também foram declarados em “missão oficial”, segundo o documento, mas votaram contra.

A assessoria de comunicação do presidente Lira foi contatada, mas não deu resposta sobre as inconsistências da lista.

Por Jornal da República em 14/12/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Em discurso épico na UERJ, Lula diz que vai abrasileirar o preço das coisas
30 de Março de 2022

Em discurso épico na UERJ, Lula diz que vai abrasileirar o preço das coisas

O combate à intolerância religiosa ganha um forte aliado  FÓRUM PERMANENTE DE DIREITO E RELIGIÕES
02 de Fevereiro de 2023

O combate à intolerância religiosa ganha um forte aliado FÓRUM PERMANENTE DE DIREITO E RELIGIÕES

Depois da Câmara, Senado aprova convite para Guedes explicar sua empresa em paraíso fiscal
05 de Outubro de 2021

Depois da Câmara, Senado aprova convite para Guedes explicar sua empresa em paraíso fiscal

Comendo mal, correndo risco: Precarização na Replan atinge nível inédito
01 de Fevereiro de 2022

Comendo mal, correndo risco: Precarização na Replan atinge nível inédito

Aguarde..