Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Insatisfeitos
A Câmara dos Deputados jogou para início de julho a votação, em plenário, da reforma tributária. Mas o otimismo vendido pela cúpula do GT da reforma tributária da casa em conjunto com o presidente da instituição, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), é pra inglês ver. Governadores, secretários de Fazenda e sindicatos da área estão bem apreensivos.
Mesada
Nota técnica divulgada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado de São Paulo (Sinafresp) destaca um ponto preocupante no substitutivo apresentado pelo relator da reforma, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB): a criação de um Conselho Federativo sobre o Imposto de Bens e Serviços (IBS) que vai gerenciar fundos para compensar perdas estaduais com as mudanças no sistema.
Prejuízos
Assinado pelo presidente do sindicato, Marco Antonio Chicaroni, o documento alerta para os riscos do sistema federativo diante desse texto que foi apresentado ontem. E adverte que um dos principais prejudicados será o Estado de São Paulo.
Relações internacionais
O presidente Lula tem cumprido uma das principais promessas de campanha, a retomada do protagonismo do Brasil em nível internacional e as relações exteriores com os parceiros internacionais. Em seis meses de gestão já visitou ao menos dez países dos quatro cantos do Planeta.
Reunião
Na agenda que teve nesta sexta-feira, 23, com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris, Lula deixou claro que termos do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia precisam ser revistos, após o Parlamento francês ter aprovado um endurecimento das condições do acordo entre os dois blocos econômicos.
Expectativa
Depois de aprovado com ampla maioria no Senado, o projeto do novo arcabouço fiscal vai ter nova votação na Câmara após modificação no texto. E a aposta é que passe naquela casa legislativa sem sobressaltos.
Honraria
Agradecidos ao senador Omar Aziz (PSD-AM) por conseguido retirar da nova regra fiscal do país os investimentos do Fundo Constitucional do Distrito Federal em seu relatório, os deputados distritais Jorge Vianna e Robério Negreiros, ambos do PSD, apresentaram projeto de decreto legislativo na Câmara Legislativa do Distrito Federal em que concede o título de cidadão de Brasília ao senador. A solenidade deve acontecer ainda este ano.
À francesa
Após ser alvo de busca e apreensão em sua residência e no gabinete no Senado, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) pediu licença de 115 dias do Parlamento alegando problemas de saúde. Sua ausência neste período implica também na saída da CPI mista dos Atos Antidemocráticos, onde é membro titular. Em seu lugar vai ficar o senador Marcos Rogério (PL-RO).
Triste
Pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje atesta em dados o que aconteceu na prática sobre a influência política e a polarização entre as famílias brasileiras no último quatriênio. Segundo a sondagem, 17% dos brasileiros revelaram que cortaram relações com parentes e amigos que votaram no adversário de seus candidatos para presidente no segundo turno da eleição, ano passado.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!