Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
ROBERTO MONTEIRO PINHO
Lula e a cúpula do PT não falam a mesma língua
É densa e conflitantes as relações entre o PT e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O Executivo deve sofrer uma ofensiva do partido do próprio presidente nos próximos meses sobre as principais pautas que vão tramitar no Congresso. Vem “chumbo grosso pela frente”.
Começando pelo arcabouço fiscal, medida que o PT quer evitar que a nova regra e a reforma tributária sejam apresentadas de forma que entrem em choque com bandeiras de esquerda do partido. Há uma preocupação, por exemplo, com o limitador de investimentos previsto no arcabouço idealizado por Haddad. Se isso não é pouco, segundo fonte da velha guarda petista, revelou que o partido cobra perto de 5 mil nomeações de segundo e terceiro escalão todos militantes que atuaram na campanha, e que estão congeladas.
Gleisi lidera a resistência as medidas do executivo
Na visão de uma ala do PT, o não cumprimento das promessas de campanha, está esfriando as relações Lula-partido e compromete o projeto que visa a eleição do próximo ano. Em várias frentes, os casos de descontentamento entre PT e governo se sucedem.
No fim de fevereiro, Haddad estava na Índia, onde participava de um encontro do G-20, quando soube que a presidente do PT havia postado nas redes sociais uma manifestação enfática em favor do adiamento da volta dos impostos sobre os combustíveis. Ao retornar o clima ficou tenso entre os dois petistas.
Brasil possuí 8% do lítio, metal imprescindível para bateria do carro elétrico
I - A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na China, passou ao largo de importantes transações com o precioso metal de nome Lítio, que os samurais comunistas, realizam ambiciosos contratos com países da América Latina. Só nos primeiros três meses deste ano, empresas chinesas fecharam acordos ambiciosos para investir na Bolívia, Argentina e no Chile. O Brasil possui o metal.
O projeto de Avaliação do Potencial do Lítio no Brasil, coordenado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), mostra que o país teve um salto nas reservas mundiais da substância, de 0,5%, para 8%. Segundo o Serviço Geológico do Estados Unidos, no mundo há mais de 14 milhões de toneladas de lítio, e as maiores reservas de substância no mundo estão em países como Chile, Argentina e Austrália. A Bolívia não consta na estimativa dos norte-americanos.
Enquanto o Brasil não avança no assunto, a China e Estados Unidos não querem perder a oportunidade de contar com um metal fundamental para fabricar as baterias usadas nos carros elétricos, um mercado em expansão e no qual entram cada vez mais investidores. Os primeiros testes, pesquisas e desenvolvimento que envolviam o lítio no desenvolvimento de baterias começaram em 1912 pelas mãos do físico Gilbert Newton Lewis.
Lítio – II
O fato é que empresas chinesas estão há anos procurando lugares para estocar o chamado ouro branco em diferentes partes do mundo, principalmente na América Latina, onde estão as maiores reservas mundiais do metal.
A Bolívia lidera a lista com reservas conhecidas estimadas em 21 milhões de toneladas, seguida pela Argentina (19,3 milhões) e Chile (9,6 milhões), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
E o México, embora tenha apenas 1,7 milhão de toneladas (nono lugar da lista), se tornou uma figura relevante na América do Norte, não só pela proximidade geográfica com os Estados Unidos e Canadá, mas também porque está se tornando um centro produtor para carros elétricos (principalmente após o recente anúncio de gigantes que instalarão fábricas em seu território, como Tesla e BMW).
A China social e a Nicarágua de Ortega
A Nicarágua iniciou, no domingo (16/4), a construção de mais de 12.000 moradias sociais com o apoio da Agência Chinesa de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CIDCA) – o primeiro grande projeto bilateral após o estabelecimento de relações diplomáticas entre Pequim e Manágua, em 2021.
Desde que China e Nicarágua estabeleceram relações diplomáticas, em 2021, os dois países assinaram memorandos de entendimento para promover investimentos chineses no país centro-americano. Em abril de 2022, o gigante asiático se comprometeu a financiar com US$ 60 milhões (cerca de R$ 280 milhões) a construção destas residências na Nicarágua.
A China também planeja construir usinas térmicas para aumentar em 150 megawatts a energia elétrica disponível no país, além de outros projetos em educação, crescimento econômico, cultura, saúde, infraestrutura e saneamento.
Carlos Bolsonaro (Republicanos) rompe com o pai, ex-presidente Jair Bolsonaro
O vereador pelo Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) não será mais administrador das redes sociais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Após mais de uma década à frente e ter criado as redes sociais de Jair Bolsonaro, informo que muito em breve chegará o fim deste ciclo de vida voluntariado (SIC)", postou o parlamentar carioca. Carlos afirmou que foi tratado pior do que um rato durante anos. Ele responsabilizou "pessoas ruins" que estariam ganhando com "suor dos outros.
Zanin preferido de Lula para o STF é processado na Justiça do Trabalho
Três ex-babás dos filhos do casal de advogados Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Zanin Martins ingressaram na Justiça de SP com acusações de danos morais e condições de trabalho abusivas. As duas primeiras ações são de 2017. A última, do mês passado.
Nas peças de 2017, há menção ao fato de Zanin ser advogado de Lula. Na do mês passado, o advogado é tratado na ação como futuro ministro. Indicado do presidente à vaga aberta no STF. A decisão de Lula ainda não foi anunciada, fontes ligadas ao presidente indicam que Zanin seja o favorito.
Daniel Alves pode ser libertado. O jogador depõe nesta segunda-feira (17/4)
O jogador Daniel Alves irá depor novamente para a justiça espanhola na segunda-feira, dia 17 de abril. A defesa do jogador já possui uma estratégia definida para tentar a liberdade do lateral-direto.
No novo depoimento, Daniel Alves vai reiterar a ideia de que as relações sexuais foram consentidas pela jovem. Para isso, ela contará mais uma vez com as imagens das câmeras de segurança locais que mostram como ela entrou no banheiro dois minutos depois, por iniciativa própria.
Roberto Monteiro Pinho - jornalista, escritor, ambientalista, influencer, CEO em jornalismo Investigativo. Presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI. Presidente da Associação de Emancipação da Região da Barra da Tijuca AP4.2. Escreve para Portais, sites e blog de notícias nacionais e internacionais. Autor da obra: Justiça Trabalhista do Brasil (Edit, Topbooks), em revisão os livros “Os inimigos do Poder” e “Manual da Emancipação”.
"Esta publicação opinativa encontra-se em conformidade com a LGPD, lei nº 13.709, 14 de agosto de 2018."
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!