Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Nova regra fiscal vem aí
Ao que tudo indica o projeto de lei 93/23, que cria o novo arcabouço fiscal vai ser mesmo votado está semana na Câmara dos Deputados. Vontade política tem, mas o governo precisa ter certeza dos votos favoráveis para não passar vexame.
Não tem vez para erros
Enquete do Estadão com os deputados mostra que, até o momento, o projeto de lei tem 145 votos a favor contra 43. A matéria tem que ser votada em dois turnos e ter o mínimo de 257 votos para ser aprovada em plenário.
Articulação
Todos os envolvidos já estão em campo pra amarrar esse voto e garantir que o projeto de lei passe na Câmara. O presidente Lula já está retornando ao Brasil, mas acompanha com lupa o desenrolar dessa articulação.
Água fria
A aprovação do novo teto de gastos ou regime fiscal sustentável é urgente para o governo. Enquanto está sob a vigência do atual teto de gastos, o rombo das contas públicas deve chegar a R$ 136 bilhões e o governo já prepara bloqueio de R$ 1,7 bilhão do orçamento.
Não deu
Não tá claro se foi falta de vontade política de ambas as partes, mas o fato é que os presidentes Lula e Zelensky não trocaram nenhuma palavra, embora tenham respirado o mesmo ar na reunião da cúpula do G7, no último sábado, 20, em Hiroshima, no Japão. Ao ser questionado pela imprensa que cobria a participação do Brasil na reunião mundial, Lula disse que Zelensky se atrasou para o encontro que o Itamaraty conseguiu encaixar na agenda do presidente brasileiro.
Conflito diplomático
O caso de racismo sofrido pelo jogador Vini Junior, na Espanha, pode deixar as relações diplomáticas tensas entre os dois países. O Itamaraty pediu explicações à embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios. O ministro Flávio Dino fala em medida jurídica excepcional caso haja omissão das autoridades espanhola nestes episódios de racismo contra brasileiros em campo, que não é a primeira vez que acontece.
Sangue nos olhos
O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) tem engrossado o discurso contra Lula. Em entrevistas à imprensa nacional, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara afirmou que o mandatário atrapalha o estreitamento que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o vice, Geraldo Alckmin, tem feito com o representantes do agronegócio. A moeda de troca, ao que parece, será a CPI do MST.
Esfriou
E por falar em CPI, a investigação mista sobre os atos do 8 de janeiro, que iria começar, oficialmente, nesta terça-feira, 23, foi adiada. Há apostas nos bastidores de que ela naufraga antes da largada. Será? Qual é o seu palpite?
Preocupante
Os recentes crimes envolvendo policiais civis no país acende uma luz vermelha estrondosa e escancara um problema, que não é novo, mas que é minimizado pelo Estado: as condições precárias de trabalho em todos os sentidos, que desencadeiam em problemas psicológicos graves e também à síndrome do Burnout. A Adepol lançou um estudo recente em que revela, por exemplo, que o Brasil tem a pior previdência policial do mundo.
Amparo
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado analisa nesta terça-feira, 23, projeto de lei oriundo da Câmara dos Deputados que altera a Lei Maria da Penha para inserir o auxílio-aluguel a ser concedido pela Justiça à vítima afastada do lar, em casos de vulnerabilidade social e econômica.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!