Monitoramento de ventos em tempo real chega ao Rio de Janeiro

Monitoramento de ventos em tempo real chega ao Rio de Janeiro

A MuitoBonsVentos, em parceria do Iate Clube do Rio de Janeiro, instalou suas cinco (5)
primeiras estações de monitoramento de ventos na Baia de Guanabara, o que permitirá obter informações em tempo real dos ventos. No mês de setembro, a startup instalará mais três estações para, dessa forma, ter cobertura extensa de um dos principais locais de atividades náuticas do Brasil.

A startup, que nasceu no litoral Norte de São Paulo, continua o seu processo de expansão com a instalação no Rio de Janeiro das estações na Escola Naval (Villegagnon), no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), nas Pedras da Passagem, na Ilha da Laje e Ilha Tijucas, e se prepara para, nos próximos dias, instalar outras na Ilha Rasa, Gragaotá e Ilha Maricás.

A Marinha apoia o projeto e já autorizou as instalações, que são feitas em conjunto com o Iate Clube do Rio de Janeiro.

Com as estações de Lagoa de Araruama, Angra dos Reis, Praia Grande, Paraty e a agora a Baía de Guanabara, a MuitoBonsVentos já “consegue monitorar grande parte do litoral do Estado do Rio de Janeiro e, dessa forma, auxiliar a população do Rio em diversas situações com o monitoramento nestes três pontos estratégicos do estado”, afirma Marcelo Barbosa, fundador e sócio tech da startup.

Segundo Barbosa, hoje as estações ajudam de diversas formas, já que as aplicabilidades
náuticas do monitoramento de ventos em tempo real oferecem maior segurança e
previsibilidade às atividades náuticas esportivas e comerciais que, ligadas às práticas da
Marinha do Brasil, permitem ter acesso a dados de navegabilidade.

Finalmente, as práticas civis, como esportes a vela, remo, surf, passeios turísticos, assim como a travessia de balsa entre Rio e Niterói.

Barbosa lembra que estes dados são importantes porque a Baía de Guanabara é a segunda maior baía do litoral brasileiro, com uma área de cerca de 380km2, que engloba quase toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e tem grande movimento marítimo nas suas águas.

MuitoBonsVentos é uma plataforma desenvolvida para entregar a melhor experiência em
monitoramento dos ventos para práticas náuticas a partir de estações próprias, robustas e
aptas ao ambiente marinho, que capturam com precisão as condições do vento, enviam para a internet por meio da rede telefonia celular, onde são armazenadas, mescladas a previsões locais e imediatamente disponibilizadas por meio da plataforma em qualquer tela, mostrando um panorama claro e intuitivo das condições reais do vento.

O serviço contempla as leituras de estações com resolução de 0.25 nós e 1 (grau) na direção, processados e exibidos de forma clara, completa e intuitiva na plataforma gráfica
MuitoBonsVentos.com.br.

Das estações instaladas é possível ter informações em tempo real de visor de vento online, e previsão do tempo, maré, swell, dentre outras funções. Ainda é possível obter dados das últimas 48 horas das estações meteorológicas com informações de temperatura, pressão, e umidade.

As funcionalidades são adicionadas aos poucos para os usuários ir aprendendo com a navegabilidade da plataforma.

Entre os recursos disponíveis, Barbosa destaca a plotagem da evolução das condições reais dos
ventos das últimas horas, acompanhada da tendência fornecida pelas previsões para as
próximas horas. “Uma ferramenta exclusiva para avaliar com mais assertividade como serão as próximas horas e planejar muito melhor o dia”.

Expansão e colaboracionismo

A MuitoBonsVentos espera até final de 2021 ter instalados diversos pontos de
monitoramento, aumentando seu campo de abrangência em águas brasileiras.

Barbosa diz que a empresa já definiu os potenciais locais. “Estamos trabalhando com a comunidade para a viabilização de tais instalações. Uma vez finalizado esse processo, pretendemos avançar com a procura de apoiadores e patrocinadores do projeto para, mais tarde, oferecer o serviço em diferentes locais do país, que vão desde a costa sul, no Rio Grande do Sul, até a costa do Amapá.

Só nesse momento começaremos a campanha de usuários assinantes/apoiadores”.

Essa expansão como a atual ao Rio de Janeiro, explica o executivo, só será possível se a startup trabalhar o conceito de colaboracionismo, no qual a participação dos usuários/apoiadores é fundamental para o crescimento e manutenção do serviço.

No caso da capital fluminense o apoio do Iate Clube do Rio de Janeiro foi fundamental.

O objetivo é ter colaboradores/apoiadores que participem do processo de crescimento da
empresa e ajudem tanto a definir os melhores locais onde devem ser instalados os pontos de monitoramento, como no processo de crescimento da startup nos novos locais escolhidos.

“Neste segundo estágio estamos em tratativas para construir parcerias estratégicas na
operacionalização e manutenção das estações em locais remotos, que podem ser empresariais ou de apoiadores do projeto. Nascemos com projeto colaborativo, e queremos continuar sendo, por isso os patrocinadores e apoiadores serão parte do projeto de crowfuding que idealizamos para aumentar os horizontes da MuitoBonsVentos”, comentou Barbosa.

Versão gratuita
Os usuários que queiram experimentar de forma gratuita o serviço podem acessar a
www.muitobonsventos.com.br e realizar as leituras das estações que são atualizadas de hora em hora.

Fotos e imagens da MuitoBonsVentos no Rio de Janeiro
https://drive.google.com/drive/folders/1-57f9bQvpGRRGxtJOgIdnjdClVYE2lzl?usp=sharing

Por Jornal da República em 08/10/2021
Aguarde..