Nova CPI da Covid pode ser instalada no Senado; entenda

Nova CPI da Covid pode ser instalada no Senado; entenda

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou no Senado, nesta terça-feira (11), um requerimento solicitando a abertura de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus. Isto é, se trata de mais uma CPI da Covid, aos moldes da que foi realizada em 2021.

A ideia de Randolfe, que foi o vice-presidente da CPI da Covid em 2021, é investigar a conduta do governo a partir de novembro, já que a última investigação tratou de atos praticados até outubro, quando foi entregue o relatório final.

Os focos da nova CPI, caso ela de fato seja instalada, serão, segundo o senador, o atraso e insuficiência na vacinação infantil, insuficiência de provisão para doses de reforço em 2022, ataques de Jair Bolsonaro aos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à vacinação da população adulta e infantil, insuficiência da política de testagem e o apagão de dados do Ministério da Saúde.

“Bastou o término da CPI da Pandemia para que o presidente Jair Bolsonaro retomasse a política negacionista, boicotando novamente as ações para o enfrentamento da pandemia no Brasil”, diz Randolfe em um trecho do requerimento onde justifica o pedido de abertura da nova investigação.

“Diante do recrudescimento negacionista no enfrentamento da pandemia, assim como diante da inércia do governo em conter as novas ondas de infecções provocadas pelas novas variantes do vírus, cabe ao Senado Federal retomar o cumprimento do seu dever de monitoramento e fiscalização dos crimes, ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia”, prossegue.

Para que uma CPI seja aberta no Senado, são necessárias assinaturas de apoio de, no mínimo, 27 senadores.

Por Jornal da República em 11/01/2022
Aguarde..