Novo Ensino Médio

Única parlamentar da Alerj que votou contra projeto de lei que previa o adiamento da reforma nas escolas do Rio, deputada Adriana Balthazar quer celeridade no aumento da carga horária escolar

Novo Ensino Médio

Após o veto do governador Cláudio Castro ao projeto de lei que previa o adiamento da reforma do ensino médio nas escolas do Rio de Janeiro, a deputada estadual Adriana Balthazar (PSD), única que votou contra a proposta na Alerj, afirmou que vai acompanhar de perto a adoção gradual das regras, mas acredita que a nova carga horária escolar deve ser implementada o quanto antes para reverter o atraso do aprendizado provocado pela pandemia. A Lei Federal nº 13.415/2017, que institui a reforma, amplia de 800 para 1000 horas anuais a carga horária escolar.

“A Lei Federal é de 2017, ou seja, já houve tempo suficiente para as escolas se adaptarem às mudanças. A nova grade traz mais qualidade ao ensino e por isso deveria ser implantada com celeridade nesse momento de retomada das aulas presenciais. A reforma é um incentivo a mais para muitos jovens que ficaram desestimulados durante a pandemia, pois orienta o aprendizado para as áreas que mais se alinham aos seus interesses pessoais e profissionais", lembrou a deputada.

A justificativa do projeto de lei 4642/2021, apresentado na Alerj, de autoria dos deputados André Ceciliano (PT), Carlos Minc (PSB), Waldeck Carneiro (PSB) e Flávio Serafini (PSOL), era de que as escolas ainda não haviam tido tempo suficiente para fazer as alterações necessárias, já que a maioria ficou as com as portas fechadas durante o ano de 2020 e boa parte do ano de 2021. Embora tenha sido aprovada no plenário da Casa, a proposta foi vetada pelo Governador e o veto mantido pelos parlamentares em sessão realizada nesta terça-feira (5/04).

O Novo Ensino Médio entrou em vigor em 2022 para os alunos do primeiro ano e até 2024 estará em todas as turmas do país. A mudança vai aumentar a carga horária total ao longo dos três anos, que vai passar de 2400 horas para 3 mil horas. Das 3 mil horas, 1800 horas serão destinadas para as disciplinas obrigatórias da base Nacional Comum Curricular e 1200 horas para os itinerários formativos. São cinco itinerários que a escola pode ofertar – entre eles, o de formação técnica e profissional – e os alunos escolherão qual cursar de acordo com as áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira.

Por Jornal da República em 08/04/2022
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Rio Bonito recebe R$ 1,9 milhão para pavimentação de ruas
11 de Janeiro de 2022

Rio Bonito recebe R$ 1,9 milhão para pavimentação de ruas

Grande ato de filiação do Deputado Estadual Léo Vieira aos Republicanos em São João de Meriti
07 de Maio de 2024

Grande ato de filiação do Deputado Estadual Léo Vieira aos Republicanos em São João de Meriti

Junior Lima escolhe temporada luxuosa no Rio antes de gravar programa de Fábio Porchat
15 de Março de 2024

Junior Lima escolhe temporada luxuosa no Rio antes de gravar programa de Fábio Porchat

Davi Britto surge ao lado de novinha e web reage: ‘encrenca’
30 de Abril de 2024

Davi Britto surge ao lado de novinha e web reage: ‘encrenca’

Aguarde..