Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Candidatos com dúvidas sobre o processo seletivo e atribuições do cargo poderão saná-las em reunião no dia 4 de abril
A Prefeitura de Nova Iguaçu iniciou a seleção de novos conselheiros tutelares que serão eleitos em outubro. Nesta primeira etapa do processo seletivo, os interessados devem se inscrever até 28 de abril em www.novaiguacu.rj.gov.br/semas/conselhotutelar/eleicoes. Ao todo, 25 pessoas serão escolhidas para atuar nos cinco Conselhos Tutelares existentes no município.
Conselho Tutelar é um órgão público responsável pela proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O conselheiro tem como atribuições, entre outras, contribuir para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e também às suas famílias, atender reclamações, reivindicações e solicitações feitas por cidadãos e comunidades e exercer as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos, aplicando as medidas protetivas pertinentes a cada um deles.
Em Nova Iguaçu, cinco conselheiros serão eleitos para os conselhos tutelares de Austin, Cabuçu, Centro, Comendador Soares e Vila de Cava. Eles deverão cumprir carga horária de 30 horas semanais, na sede do Conselho, de segunda a sexta-feira. O vencimento é de R$ 2,5 mil, acrescidos de 15% de adicional noturno, conforme estabelecido em lei.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve atender requisitos como ter mais de 21 anos, morar em Nova Iguaçu há pelo menos três anos e, no período da inscrição, residir especialmente na área de atuação do Conselho Tutelar a que se pretende concorrer. Também é necessário comprovar experiência de trabalho com crianças e/ou adolescentes. Conselheiros que tenham perdido mandato por ordem judicial ou decisão do colegiado do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA/NI) não poderão concorrer ao pleito.
Fonte: PMNI
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!