O Encontro de Maria Prestes com Olga Benário em Berlim

Foto inédita no Brasil. Luiz Carlos Prestes e os atores da peça CAPITÃES DE AREIA, 1973, Berlim, ex-República Democrática Alemã ((RDA).

O Encontro de Maria Prestes com Olga Benário em Berlim

Por Regiane Philadelpho*

O livro "Meu Companheiro - 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes", escrito por Maria Prestes, ganhou sua versão na língua alemã. A tradutora Gudrun Havemann, juntamente com a editora, Victoria Knopp, organizaram duas apresentações em Berlim nos dias 22 e 23 de março último.

O evento contou com a presença do escritor, cineasta, jornalista e compositor, Luiz Carlos Prestes Filho. Como o nome sugere, ele é filho de Maria e do valente "Cavaleiro da Esperança".

O jornalista, compositor e escritor Luiz Carlos Prestes Filho com o Embaixador da Rússia em Berlim, Sergei Netchaew, na apresentação do livro de Maria Prestes: "Meu Companheiro - 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes. O livro agora está na língua alemã.

Lançado pela editora Rocco (1992) a obra foi relançada (2016) na língua espanhola. O sucesso na Feira Internacional de Livros de Bogotá, Colômbia, chamou a atenção de editores estrangeiros. Como resultado, veio a recente tradução para o alemão pela editora Zambon Verlag.

Nos eventos em Berlim, a tradutora Gudrun

Havemann contou como conheceu a família Prestes exilada em Moscou na década de 1970: "Conhecer de perto o grande comunista revolucionário, Luiz Carlos Prestes, foi uma emoção. Para nós, alemãs, a primeira mulher de Prestes, Olga Benário, é um exemplo de luta contra o fascismo. Por isso, quando estava realizado a tradução revisitei aqueles anos. Quando Prestes foi obrigado, por conta do golpe militar de 1964, viver exilado da ex-União Soviética".

Os dois eventos reuniram admiradores do "Cavaleiro da Esperança" como a famosa atriz Petra Kelling: "Foi com grande emoção que após a apresentação da peça CAPITÃES DE AREIA, baseada na obra homônima de Jorge Amado, que recebemos no palco Prestes. Era o ano de 1973, estávamos em Berlim, Capital da ex-República Democrática Alemã (RDA)".

Por dua vez, a jovem atriz Friederike Ziegler realizou a leitura dramática de várias páginas do livro de Maria Prestes. Intercaladas com apresentações musicais de Luiz Carlos Prestes Filho que interpretou canções dedicadas à mãe e ao pai.

O momento alto foi quando, Prestes Filho, juntamente com um dos maiores bardos da Alemanha, Frank Viehweg, cantaram, em russo e alemão, a canção "Juravli" ("Cegonhas"). Esta obra de Rassul Gamzatov, poeta soviético, era a preferida de Maria Prestes.

O importante dramaturgo e compositor, Bernd Rump, o cantor e musicista, Uwe Baumbach, com quem Luiz Carlos Prestes Filho participou de Festivais da Canção Política na cidade de Togliatti (Rússia) nos anos de 1977, também relembraram os momentos quando visitaram o apartamento da família Prestes.

Para maestra e compositora, Andrea Botelho, que trabalha em Berlim há 20 anos, coordenando três orquestras: "O lançamento do livro de Maria Prestes permite confirmar que Brasil e Alemanha podem com êxito desenvolver projetos multidisciplinares na área cultural. Reunimos livro, música, poesia, história e artes plásticas neste evento. Podemos e devemos fazer muito mais pelos nossos povos".

O Embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, e o Embaixador da Rússia na Alemanha, Sergei Netchaew, prestigiaram o momento. Exemplares do livro da segunda esposa de Luiz Carlos Prestes agora faz parte do acervo das respectivas bibliotecas diplomáticas.

O Embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, recebe Luiz Carlos Prestes Filho. Lançamento do livro de Maria Prestes: "Meu Companheiro - 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes".

Luiz Carlos Prestes Filho e o bardo alemão Frank Viehweg

A atriz Petra Kelling trouxe fotografias de Luiz Carlos Prestes com os atores após a apresentação do espetáculo CAPITÃES DE AREIA em 1973

A atriz Friederike Ziegler realiza a leitura dramática do livro de Maria Prestes

Luiz Carlos Prestes Filho e o dramaturgo Bernd Rump

A tradutora do livro de Maria Prestes, Gudrun Havemann, e Luiz Carlos Prestes Filho

*Regiane Philadelpho é produtora cultural e professora.

Texto Exclusivo

Berlim - 27 de março de 2023

 

 

 

Por Jornal da República em 29/03/2023
Aguarde..