Os recados da posse de Barroso

Os recados da posse de Barroso

 

'A democracia venceu'

Foram exatos uma hora e quarenta e quatro minutos de solenidade oficial para a democracia brasileira sair defendida, enaltecida, fortalecida e amparada na cerimônia de posse do atual presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, nesta tarde de quinta-feira de clima ameno e ventilado, em Brasília. Ela foi a tônica dos discursos dos que se pronunciaram e consentida pelos que se mantiveram atentos, escutando.

Emocionado

Num longo discurso com uma forte carga emocional, Barroso deu as pistas de como será sua gestão nos próximos 2 anos e como quer deixar o STF dentro de 10 anos, quando chegará o prazo de sua aposentadoria compulsória. Ele adiantou que focará seu mandato em três eixos: Conteúdo, Comunicação e o Relacionamento Judiciário. Em linhas gerais, as ações da Justiça brasileira serão para o combate à pobreza, à criminalidade, ao desenvolvimento econômico e sustentável. Barroso também deixou claro que, embora o Judiciário seja técnico e imparcial, não é isolado. "Olhar para os outros e não para si mesmo.".

União

Barroso fez um apelo para a pacificação do país e afirmou com força no peito que "a democracia venceu". O ministro chamou a atenção para o "antagonismo artificial" que está sendo criado no país para dividir a população. "O universo nos reuniu aqui porque temos uma missão, somos um time com um objetivo comum. Estar aqui é um desafio e um privilégio e ainda tenho a sorte de ter como vice, meu amigo de toda a vida, Edson Fachin", disse.

Discurso enfático 

Coube ao decano da corte, o ministro Gilmar Mendes, abrir o discurso protocolar. E não poupou a ênfase na defesa da democracia e nas críticas aos recentes atos antidemocráticos que o país foi vítima e ainda tenta curar as feridas. Gilmar disse em alto e bom som que o STF sobreviveu e que o "8 de janeiro" ocupa o ápice do "inventário infame golpista". O ministro reforçou o estado democrático de direito e citou o que pra ele são dois grandes estadistas que, com suas gestões, colocaram o amparo aos mais pobres e ao desenvolvimento do país em primeiro lugar: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com o Plano Real, e o presidente Lula, com o Bolsa-Família.

Desagravo

Tanto Gilmar Mendes quanto o presidente da OAB Nacional, Alberto Simonetti, saíram em defesa da Justiça Eleitoral, vítima de ataques por conta de sucessivas desconfianças da efetividade das urnas eletrônicas. Simonetti disse que a Constituição triunfou. Gilmar pediu resiliência de Barroso à frente do STF igual como desempenhou em frente ao TSE.

Cerimônia concorrida 

O plenário do STF ficou minúsculo para tantos convidados que foram prestigiar a posse de Barroso e Fachin, como presidente e vice, respectivamente. A solenidade contou com a presença luxuosa da cantora Maria Betânia, ícone da MPB brasileira, que cantou com sua voz única o Hino Nacional sob os olhares admirados da mesa diretora composta pelos 11 ministros da corte, o presidente Lula, os presidentes do Senado e da Câmara, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e deputado Arthur Lira (PP-AL), além de Beto Simonetti e a Procuradora-Geral da República interina, Elizeta Ramos, e de uma plateia recheada de nomes de A a Z do Judiciário e político do país.

Veto

O Senado aprovou o projeto de lei que ampara o marco temporal, já tornado inconstitucional pelo Supremo. Mas o presidente Lula já deixou claro que vai vetar. Mas vetar, apenas não finaliza o confronto que o tema tem causado no país, uma vez que uma PEC nesse sentido também já está no Senado e ganhou força nos últimos dias.

Pausa

O presidente Lula vai frear sua agenda política nesta sexta-feira, 29, quando passa por um procedimento cirúrgico no quadril, no Hospital Sírio-Líbanês, em Brasília. A Secom não divulgou o horário da cirurgia, mas a expectativa é que dure em torno de duas horas. O procedimento é para aliviar as fortes dores que Lula têm sentido no quadril em decorrência de uma artrose.

Por Coluna Valéria Costa em 28/09/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Filmagens de Deus Ainda é Brasileiro iniciam hoje em Alagoas
08 de Novembro de 2022

Filmagens de Deus Ainda é Brasileiro iniciam hoje em Alagoas

INMETRO, muda portaria de GNV. ASPROCITEC e CREA/MG, saem na vanguarda em defesa dos profissionais e da sociedade
29 de Abril de 2022

INMETRO, muda portaria de GNV. ASPROCITEC e CREA/MG, saem na vanguarda em defesa dos profissionais e da sociedade

Congresso Renovação do Coreto do Meier em homenagem aos 45 anos
03 de Junho de 2023

Congresso Renovação do Coreto do Meier em homenagem aos 45 anos

Festa de confraternização do encerramento de gravação da novela Amor Perfeito, contou com grande parte de elenco. A atriz Maria Gal, faz um breve spoiler do festejo
06 de Setembro de 2023

Festa de confraternização do encerramento de gravação da novela Amor Perfeito, contou com grande parte de elenco. A atriz Maria Gal, faz um breve spoiler do festejo

Aguarde..