Pedro Barros é prata e consagra sua história no skate

Skatistas dão lição de espírito coletivo no esporte onde todos torcem por todos e viram exemplo para atletas de todas as modalidades; maior referência da modalidade, Pedro começou a andar aos 2 anos e foi campeão do X-Games pela primeira vez aos 15

Pedro Barros é prata e consagra sua história no skate

DA REDAÇÃO - O skate brasileiro voltou a ver um representante do país no pódio das Olimpíadas de Tóquio. Nesta quinta-feira, sob um sol de 34ºC no Centro de Esportes Urbanos de Ariake, Pedro Barros levou a medalha de prata na decisão da modalidade park. O ouro ficou com o australiano Keegan Palmer e o bronze com o norte-americano Cory Juneau.

“A gente vem lutando a vida inteira. Sempre fui rodeado de pessoas maravilhosas. Pessoas que lutaram para fazer da minha vida, uma vida melhor. Essa bandeira às vezes pode ser vista de cabeça para baixo, mas a minha história pode servir de exemplo. Está na nossa mão para construir um lugar melhor. Com união e respeito, a gente consegue”, afirmou Pedro Barros emocionado em meio aos cumprimentos.

Sete vezes campeão mundial na categoria Skate Park, Pedro Barros teve a companhia de outros dois brasileiros na final. Luiz Francisco foi o quarto colocado e Pedro Quintas, o oitavo.

Foi a terceira medalha do país no esporte, que viu sua estreia olímpica na capital japonesa. Antes, Kelvin Hoefler e Rayssa Leal já havia conseguidos medalhas de prata na modalidade street.

Volta 1
O norte-americano Cory Juneau, que passou no limite pela classificação em oitavo, foi o primeiro a se apresentar e conseguiu andar bem. Fechou a primeira descida com uma ótima nota de 82.15. Depois que o francês Vincent e o portorriquenho Steven Piniero não completaram suas voltas, o australiano Keegan Palmer mandou bem no percurso e conseguiu uma pontuação fantástica de 94.04.

Aí foi a vez de Pedro Barros se apresentar. Se tivesse público no Centro de Esportes Urbanos de Ariake, ele se levantaria para aplaudir a volta limpa do catarinense. Por ela, recebeu 86.14, ótima nota que o deixou naquele momento em segundo.

O segundo brasileiro a surgir na final, Pedro Quintas, caiu logo no início de sua vez e teve apenas 4.35. Luizinho Francisco, líder das classificatórias, foi bem na sua exibição e teve 80.14

Ao final da primeira série, Palmer liderava, com Pedro Barros em segundo e Juneau em terceiro.

Volta 2
O norte-americano Juneau foi quem abriu a segunda bateria e teve uma nota 84.13. O líder Palmer veio um pouco depois, errou uma manobra e interrompeu sua volta no início. Pedro Barros entrou na pista na sequência e fazia uma passagem sensacional até o skate escapar a 12 segundos do término (levou nota 73.50).

Seu xará Pedro Quintas foi o próximo, mas teve de se contentar com um 35.54 depois de sofrer a segunda queda na final. Kieran Woolley, outro australiano, recuperou-se de uma queda na primeira volta para anotar 82.04 e pular para o quarto lugar.

Quintas entrou na sequência, animado, mas mais uma vez falhou ao tentar completar a volta. Woolley errou em sua manobra final e terminou em quarto.

Aí chegou a vez de Luizinho Francisco, que foi para o tudo ou nada. Ele conseguiu sua melhor passagem na final, mas com 83.14 não conseguiu entrar no pódio.

Volta 3
Juneau abriu a rodada final com uma queda e tinha, ali, a terceira posição. O francês Matheron encerrou sua aparição sem conseguir completar a volta e Steven Piniero somou 74.53. O campeão Keegan Palmer, em sua derradeira descida, conseguiu outra bela pontuação e melhorou ainda mais sua posição: 95.83.

Pedro, o Barros, tentou arriscar para tentar chegar perto do australiano, mas caiu com 15 segundos de apresentação. Naquele instante, tinha a prata no peito. Sem saber o resultado, mandou beijos para os amigos da delegação nacional que estavam na arquibancada e encorajou os outros brasileiros.

- Vamos, p***, vamos! - disse.

Quintas entrou na sequência, animado, mas mais uma vez falhou ao tentar completar a volta. Woolley errou em sua manobra final e terminou em quarto.

Aí chegou a vez de Luizinho Francisco, que foi para o tudo ou nada. Ele conseguiu sua melhor passagem na final, mas com 83.14 não conseguiu entrar no pódio.

Veja a classificação final do skate park masculino

1) Keegan Palmer (AUS) - 95.83
2) Pedro Barros (BRA) - 86.14
3) Cory Juneau (EUA) - 84.13
4) Luiz Francisco (BRA) - 83.14
5) Kieran Woolley (AUS) - 82.04
6) Steven Piniero (PUR) - 75.17
7) Vincent Matheron (FRA) - 42.33
8) Pedro Quintas (BRA) - 38.47

(Com informações do GE, foto Reprodução de TV)

 

 

Por Jornal da República em 05/08/2021
Aguarde..