Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Babalawô Ivanir dos Santos, gravou essa semana para dois podcasts, respectivamente, Nota8Cast e ATUALIZE.se.
O podcast ATUALIZE.se, apresentado pelos professores Augusto Neto e Aluísio Júnior, está prestes a completar 6 meses de trabalho. E apresenta de maneira leve e acessível informações sobre os temas mais relevantes da atualidade. Com mais de 15 episódios, o programa já abordou sobre Educação Antirracista e LGBTfobia, até a Guerra da Ucrânia e as Inteligências Artificiais.
O Prof. Dr. Ivanir dos Santos engrandecerá o hall de convidados, que já conta com nomes como Kainan Machado e Luciana Boiteux. O programa foi ai nesta sexta-feira, 15, às 18h. "Me emocionei algumas vezes ao longo da conversa", conta o host Aluísio Júnior, que ressalta ainda: "Além de muito conteúdo e aprendizado, fico feliz de ter colaborado para a divulgação da caminhada de 17/09".
- https://www.youtube.com/watch?v=3wwy4_WfGGM
Já o podcast Nota8Cast abordou a trajetória do Babalawô, trazendo suas histórias que se relacionam com a luta contra o racismo, contra a intolerância e a liberdade religiosa e a importância da comunicação para esses movimentos. O professor fala de sua vivência quando criança e jovem, que passa pelo sistema prisional socioeducativo, sua formação com música e depois sua relação com a religião e a militância.
- https://www.youtube.com/watch?v=Omj_s821WfY
O podcast foi criado em 2022, por 5 jovens periféricos e é apresentado pelos comunicadores Felipe Araújo e Maurício Ferreira. O programa classificado por eles de "podcast de cria", foi criado na zona oeste do Rio de Janeiro, em Senador Camará, mas atualmente é gravado na BetaMax, no Catete. O podcast tem a perspectiva de abordar temas sobre favelas a partir da cultura.
Já o Nota8Cast foi criado para dar voz à favela, apresentando temas que não são aprofundados pela mídia tradicional. Atualmente, o podcast está entrevistando artistas, produtores, representantes de ONGs, escritores e Ivanir dos Santos faz parte dessa seleção.
Atualmente, além do debate sobre a intolerância religiosa e a luta antirracista, hoje, é importante discutirmos as representações políticas em nossas instituições e todos os sistemas.
“Acredito que as redes sociais têm contribuído, mas precisamos pontuar que é importante buscarmos referências, fontes e a sabedorias dos/as nossos/as mais velhos/as sobre as religiões de matrizes africanas, pois estamos falando de um saber que não é “academizado” e ainda hoje sobrevive com base na pedagogia da história oral, é a pedagogia do chão do terreiro. Então, para não cometermos erros, voltar os nossos olhos para as pessoas que aprenderam com os nossos antepassados é fundamental para que possamos fortalecer as nossas resistências", pontua Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos - Professor e orientador no Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ)
Além de debater sobre a liberdade e a intolerância religiosa, é importante que os meios de comunicação também estejam alinhados ao que está sendo discutido pela sociedade nas redes e nas ruas.
Nesta semana o professor comanda a 16ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, na Praia de Copacabana, no domingo, 17 de setembro. A Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, acontece tradicionalmente no 3° domingo do mês de setembro. A 16ª edição, organizado pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa - CCIR e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas - CEAP, acontecerá no dia 17 de setembro, na Orla da Praia de Copacabana e contará com a participação de personalidades destacadas, como o Pastor Kleber Lucas, a cantora Marina Iris, Mestre Kotoquinho e o cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz. A concentração será no Posto 5, a partir das 10h.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!