Presidente Argentino Javier Milei não comparecerá à Reunião de Cúpula do Mercosul

Porta-voz Confirma Ausência e Anuncia Participação em Evento Conservador no Brasil

Presidente Argentino Javier Milei não comparecerá à Reunião de Cúpula do Mercosul

O Presidente da Argentina, Javier Milei, não estará presente na próxima Reunião de Cúpula do Mercosul, que ocorrerá em Assunção, Paraguai, neste final de semana. A informação foi confirmada pelo porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, nesta segunda-feira (1º). 

Criado em 1991, o Mercosul tem como objetivo promover a integração entre os países da região, estabelecendo parcerias comerciais, políticas e diplomáticas, além de fomentar investimentos. Atualmente, o bloco é composto por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, com a Venezuela em processo de adesão. 

Adorni também informou que Milei viajará ao Brasil neste fim de semana para participar da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), que ocorrerá em Balneário Camboriú, Santa Catarina, nos dias 6 e 7 de dezembro. O evento contará com palestras de políticos de direita e extrema-direita, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Apesar da presença de Bolsonaro no evento, o porta-voz de Milei afirmou que "não há confirmação alguma" sobre um possível encontro entre os dois líderes. Desde que assumiu a presidência em dezembro de 2023, Milei tem criticado duramente o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, referindo-se a ele como "comunista raivoso" e "corrupto".

Na semana passada, Lula declarou que ainda não se encontrou com Milei e que espera um pedido de desculpas antes de qualquer diálogo. 

 

 

Por Jornal da República em 03/07/2024
Aguarde..