Prorrogação da Lei Aldir Blanc – RJ

democratizar o acesso à cultura e valorizar artistas e espaços públicos nos municípios

A Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020), é uma vitória para o setor cultural, que foi um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19. A iniciativa homenageia o escritor e compositor carioca Aldir Blanc, falecido em maio, vítima da doença. Pelo texto, o setor cultural do país recebeu R$ 3 bilhões, oriundos do Fundo Nacional de Cultura, para atender os fazedores de cultura afetados pela crise, com 50% repassados para os estados e 50% para municípios.

 A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) prorrogou os prazos para apresentação do relatório de execução dos projetos da Lei Aldir Blanc (Lei n° 14.017/2020). A nova data, válida para as seis chamadas públicas, passa para o dia 30 de novembro para a execução e até o dia 31 de dezembro para a comprovação da execução financeira dos projetos.

Todo os recursos recebidos oriundos da Lei Federal nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) foram empenhados em 2020 e pagos em sua totalidade pela Sececrj.

Com a prorrogação da Lei Emergencial por parte do Governo Federal, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) dilatou os prazos para apresentação do relatório de execução dos projetos da Lei Aldir Blanc (Lei n° 14.017/2020). A nova data, válida para as seis chamadas públicas, passa para o dia 30 de novembro para a execução e até o dia 31 de dezembro para a comprovação da execução financeira dos projetos.

A prorrogação foi possível após a publicação do Decreto 10.683/2021 do Governo Federal, que ampliou o prazo para execução dos recursos da Lei Aldir Blanc em todo país.

Tendo em vista a prorrogação unificada dos prazos de execução dos projetos até 30 de novembro de 2021, o proponente fica autorizado a solicitar três readequações orçamentárias dentro do novo prazo estipulado pela Secretaria, duas delas no decorrer da execução do projeto e a última, exclusiva para remanejamento de possíveis sobras de valor das rubricas e utilização de rendimentos.

“É fundamental democratizar o acesso à cultura e valorizar artistas e espaços públicos nos municípios. A Lei Aldir Blanc impacta diretamente a vida dessas pessoas.“ Dep. Federal Aureo Ribeiro (Vice-Líder do Solidariedade) autor da emenda que permitiu que houvesse a transferência do Fundo Nacional de Cultura para os estados.

Por Jornal da República em 21/09/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Concessionárias amargam prejuízos e Cariocas migram para outros estados fugindo das milícias
22 de Setembro de 2023

Concessionárias amargam prejuízos e Cariocas migram para outros estados fugindo das milícias

aos 19 anos, Ana Castela compra carrão de mais de meio milhão de reais
27 de Dezembro de 2023

aos 19 anos, Ana Castela compra carrão de mais de meio milhão de reais

DISCOTHEQUE CELEBRARE – PARTE 2, 12 de Agosto no Qualistage
08 de Agosto de 2023

DISCOTHEQUE CELEBRARE – PARTE 2, 12 de Agosto no Qualistage

Prefeitura do Rio confirma show gratuito de Madonna na Praia de Copacabana
26 de Março de 2024

Prefeitura do Rio confirma show gratuito de Madonna na Praia de Copacabana

Aguarde..