“Rei morto Rei posto”. Luiz Fernando Serra vai substituir Ernesto Araújo

“Rei morto Rei posto”. Luiz Fernando Serra vai substituir Ernesto Araújo

“Rei morto Rei posto”. Luiz Fernando Serra vai substituir Ernesto Araújo 

Após detonar a senadora Katia Abreu em sua rede social, Ernesto Araújo “jogou a toalha” e pediu para sair do Ministério das Relações Exteriores. Já existia muita conversa em Brasília, em torno do nome de Luis Fernando Serra embaixador do Brasil na França. O presidente Jair Bolsonaro confidenciou a assessor próximo da presidência, que Serra “tem melhor perfil para o cargo”.  

5G foi o pivô da saída de Ernesto 

Dois ingredientes provocaram a demissão do ministro. A pressão do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG), indicando a pífia atuação na questão da compra das vacinas e o ataque ao lobby chinês, o que colocou a senadora Katia Abreu na cena, após Araújo tecer críticas sobre a banda larga 5G já testada e garantida, podendo assegurar a 5ª Geração, mais acessíveis ao maior número de pessoas, em todas as regiões do país. 

Centrão faz ajuste político e emplaca seis nomes no ministério 

Na segunda-feira (29/3) aconteceu o esperado, previsível e o inevitável. O presidente Jair Bolsonaro trocou o comando de seis ministérios. Os novos nomes passam a compor o primeiro escalão da Presidência de Jair Bolsonaro (sem partido). 

O novo ministro da Defesa é o general Walter Souza Braga Netto, que sai da Casa Civil, onde estava desde fevereiro de 2020.  

A Casa Civil será comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos, outro militar que já estava no governo - era o secretário de governo da Presidência. Em seu lugar assume a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) assume a Secretaria de Governo e será a nova responsável pela articulação política do governo. 

A troca no Comando do Itamaraty já estava desenhada desde janeiro. Ernesto Araújo era alvo de muitas críticas. Ele será substituído pelo embaixador Carlos Alberto Franco França, diplomata de carreira que estava na assessoria especial da Presidência da República. 

José Levi estava à frente da AGU desde abril de 2020 e deixa o cargo de advogado-geral, que possui status de ministro. Ele estava desde abril de 2020 à frente da Advocacia-geral da União (AGU). Antes de assumir, ele era procurador-geral da Fazenda Nacional. 

A AGU é um órgão ligado à Presidência da República que representa o governo federal na Justiça e na esfera administrativa. José Levi, será sucedido no Ministério da Justiça por Anderson Torres, que é delegado da Polícia Federal e trabalhava até então como secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. 

Um notável na disputa pelo governo do Rio 

O ex-petista de carteirinha Felipe Santa Cruz já disparou que vai disputar um cargo político nas eleições do ano que vem. O advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB que congrega 1,2 milhão de filiados, conta com o cacife eleitoral da seccional do Rio, com 165 mil advogados.  

Sondado por siglas como PSDB, PSB e o PDT, Santa Cruz, balança entre os três partidos e o PSDB onde têm o apoio do governador de São Paulo João Doria. Os dois estão fazendo oposição ao governo Bolsonaro. 

No distante ano de 2004 chegou a concorrer na legenda do PT a uma cadeira de vereador pelo Rio de Janeiro, mas acabou não se elegendo. Antes de pauta a nota, o titular da coluna ávido por informação consultou alguns importantes nomes da advocacia fluminense. Todos se alinham a sua candidatura o que sinaliza que a pretensão legislativa ou executiva é para valer. 

Faça o que eu digo... 

No último domingo (28), o governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro resolveu dar uma festinha privada com pelo menos 20 convidados em uma residência em Itaipava na Região Serrana do Rio, a informação foi antecipada pelo jornalista Ancelmo Gois.  

Castro inicialmente negou que teria dado uma festa, e sim uma reunião familiar. Mas após vídeos da “reunião” vazarem na internet, o gestor do Rio veio a público se desculpar. Vale lembrar, que o estado do Rio de Janeiro se encontra atualmente com medidas mais restritivas e festas e aglomerações estão proibidas. Aquele ditado: “Faça o que eu digo e não faça o que eu faço” nunca fez tanto sentido não é mesmo? 

Globo já definiu seu campeão do BBB21? 

Internautas tem se indignado nas redes sociais com a postura do participante Fiuk no reality show, “Big Brother Brasil”. Isso porque a postura “passiva agressiva” do galã teen com alguns participantes da casa tem repercutido como arrogantes e prepotentes aqui fora. Muitos fãs do reality têm acusado a Rede Globo de já ter definido o filho de Fábio Junior como campeão da edição ao omitir esses episódios das suas edições do “programa da vida real”. 

O consumo em tempo de pandemia  

A crise do novo coronavírus, e o consequente isolamento social a nível global trouxeram mudanças significativas nos hábitos de consumo da população, com impacto especialmente em economias locais. Segundo a pesquisa Shopping During The Pandemic, realizada pela Ipsos com entrevistados de 28 países, 47% dos brasileiros têm feito mais compras online do que faziam antes da pandemia de Covid-19.  

Os respondentes que mais aumentaram a frequência com que fazem compras online, desde o início da crise sanitária, foram os do Chile (59%), Reino Unido (55%), Turquia e Coreia do Sul (54%). Enquanto 47% das pessoas no Brasil estão comprando mais pela internet, 17% relataram comprar menos e 36% compram tanto quanto antes. 

Com o aumento das compras em plataformas digitais, 36% dos entrevistados País disseram que estão comprando menos em lojas pequenas, de comércio local, se comparado ao período pré-pandemia. Por outro lado, 49% afirmaram ir a lojas tanto quanto antes e 15% têm frequentado tais estabelecimentos com mais frequência do que antes da crise do novo coronavírus. (fonte: Mercado & Consumo). 

A origem do beijo 

O primeiro registro do beijo na boca veio dos hindus, em 1200 a.C. No livro védico Satapatha, ele foi descrito recheado de sensualidade: “Amo beber o vapor de seus lábios”. Em 400 e 200 d.C, teve outra versão, com preceitos do prazer detalhados. Cerca de 200 passagens detalhando a prática, moral e ética do beijo. 

O “manual” chamado Kama Sutra, descreve os três tipos de beijo: o beijo “nominal”, no qual só poderia tocar a boca do amante com os lábios; o “palpitante”, que permite movimentar apenas o lábio inferior, e havia o de “toque”, no qual a moça está autorizada a passar a ponta da língua nos lábios do namorado. 

O Kama Sutra foi o principal veículo para os historiadores descobrirem a idade do beijo. Ele trás referências históricas e geográficas de tradições antigas. A população indígena, apesar da liberdade que expressam o ato sexual e nudez, só vieram aderir o beijo após a chegado dos europeus. Já no Japão o beijo era reprovado até metade do século passado. Quando foi exposta em Tóquio, em 1924, a escultura O Beijo, de Auguste Rodin, célebre artista francês, gerou protestos. Ainda hoje raramente se vê um japonês beijar em público. (fonte: Segredos do Mundo) 

Dólar 

O dólar fechou na segunda-feira (29/03) cotado a R$ 5,768, alta de 0,48%. O valo corresponde a cotação do dólar comercial americano atualizada. 

Ibovespa 

O mercado de ações respirou ontem (29/03) no oxigênio das trocas de ministros. Abriu com 114.776,48, foi a 115.552,84 e fechou com média alta, com pequeno ganho em 114.095,70. Está mantendo a alta no seu patamar desde que se recuperou e rompeu acima de 100. 

Por: Phil Thomas 

Por Jornal da República em 30/03/2021
Aguarde..