Reviver Centro é a oportunidade para recuperar o coração carioca

Reviver Centro é a oportunidade para recuperar o coração carioca

O esvaziamento do Centro do Rio, que começou muito antes da pandemia mas foi agudizado por ela, só se reverte pela ocupação residencial, processo capaz de trazer vida e consumo, criando um círculo virtuoso. Apenas apostar no modelo ultrapassado de uma região de escritórios não vai recuperar o coração do Rio.

Esse é o conceito que guia o projeto Reviver Centro, conduzido pelo secretário de Planejamento Urbano do município, Washington Fajardo, e liderado pelo prefeito Eduardo Paes. Para que se torne realidade é necessário o apoio da população aos projetos de lei que tramitam na Câmara Municipal. Os PLs  11/2021 e 190/2021, que podem ser consultados no site https://reviver-centro-pcrj.hub.arcgis.com/.

A ocupação residencial do Centro é facilitada por ser essa uma região em que já há a infraestrutura instalada, não exigindo grandes investimentos públicos. Além disso é uma área com equipamentos culturais, várias opções de lazer, supermercados e lojas.

Para se tornar mais atrativo, o Centro precisa da atenção dos diversos níveis de serviços públicos, desde a limpeza urbana, iluminação, paisagismo até a intensificação da segurança. A prefeitura, com o apoio do Governo do Estado, já começou a se fazer mais presente e já se notam algumas melhoras, que precisam ser ampliadas.

Leia também: STF autoriza Lula a processar quem chamar ele de ladrão

SuperVia vai aumentar R$ 0,90 da tarifa, há 7 anos atrás o Brasil parava por R$ 0,20

Fiscalização ou indústria da multa? Com a palavra Eduardo Paes ...

Entre elas o devido cuidado com os moradores de rua e com os camelôs, ambos consequências trágicas da crise prolongada que vive o país, que reduz as oportunidades de empregos e joga muitas pessoas literalmente para a sarjeta. Cuidar dessas pessoas é talvez o maior desafio para que a recuperação do Centro se consolide. Mas não é algo impossível para uma cidade que é a segunda mais rica do país.

O Centro do Rio ainda concentra cerca de 800 mil postos de empregos. Boa parte de quem trabalha na região veria como grande oportunidade poder morar perto do trabalho, sem perder tempo em grandes deslocamentos todos os dias. Casar os dois lados da questão abre chances para investimentos imobiliários, estímulo ao comércio, geração de novos empregos e renda.

No Centro do Rio começou a história da nossa cidade. Em suas ruas e praças estão registradas as transformações que se sucederam ao longo dos séculos.
 

Agora, temos o desafio de recuperar sua vitalidade, voltando a ser um bom lugar para a gente morar, trabalhar, fazer negócios e se divertir, que ninguém é de ferro.

 

Luis Claudio Souza Leão - Presidente do Clube do Empreendedor Brasil

 

 

*Este texto é de total responsabilidade de seus idealizadores.

 

Por Jornal da República em 02/06/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Willian Bonner envergonhou o jornalismo e aqueles que pugnam pela isenção e postura
23 de Agosto de 2022

Willian Bonner envergonhou o jornalismo e aqueles que pugnam pela isenção e postura

Compra de vacinas patina na “lama” da burocracia envolvendo o Congresso e Anvisa
07 de Junho de 2021

Compra de vacinas patina na “lama” da burocracia envolvendo o Congresso e Anvisa

Reitor da UERJ lança novas obras literárias
09 de Março de 2022

Reitor da UERJ lança novas obras literárias

El Cid Restaurante em São Francisco renova a tradição do Polo Gastronômico de Niterói
22 de Setembro de 2021

El Cid Restaurante em São Francisco renova a tradição do Polo Gastronômico de Niterói

Aguarde..