Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou em segunda discussão, nesta quinta-feira (10), a criação da Semana de Conscientização da Narcolepsia e Hipersonia Idiopática, que são distúrbios neurológicos do sono. O projeto de lei 1193/2019, do deputado Bruno Dauaire (PSC), prevê campanhas de informação e combate a estas doenças raras entre 22 e 29 de setembro de cada ano.
Autor da proposta, Bruno Dauaire ressaltou que a tentativa é chamar atenção para o problema e dar visibilidade a doenças raras que afetam a vida de tantas pessoas, mas que, muitas vezes, são mal interpretadas.
"Essas doenças estão ligadas a distúrbios do sono e a pauta chegou a mim depois que encontrei uma pessoa apagada nos corredores da Alerj. Desde então temos lutado por melhorias para pessoas com patologias dessas e de outras doenças raras, Muitas não são aparentes e temos tentado dar visibilidade para que a rede de saúde possa priorizar a emissão de laudos e criar mecanismos de proteção a esses pacientes", afirmou o parlamentar.
Ambas as doenças são distúrbios cujo principal sintoma é identificado como sonolência diurna excessiva. Na narcolepsia, pode ocorrer até ocorrer paralisia do sono, alucinações e, às vezes, perda parcial ou total do controle muscular.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!