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Decisão marca novo capítulo para projeto paralisado desde 2015, com expectativa de melhorias na mobilidade urbana carioca
Em uma decisão histórica para a mobilidade urbana do Rio de Janeiro, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) aprovou nesta quarta-feira (25) o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que permitirá a retomada das obras da estação Gávea do metrô carioca. A notícia traz esperança para um projeto que estava paralisado desde 2015, frustrando expectativas de milhares de cariocas.
O conselheiro Márcio Pacheco, que presidiu a sessão, enfatizou a ausência de impedimentos para o reinício imediato das obras. "Não há restrições por esta corte de contas para a retomada imediata das obras. O Estado deverá adotar de imediato medidas para mitigar eventuais riscos", declarou Pacheco, destacando também o esforço conjunto com o Ministério Público Estadual (MPRJ) para a aprovação do TAC.
O acordo aprovado representa uma solução conciliatória entre os interesses do estado, do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas e das concessionárias. Segundo os termos do TAC, o Metrô Rio assumirá os custos da obra, limitados a R$ 600 milhões, em troca da prorrogação da concessão por mais dez anos e da unificação das três linhas do metrô sob sua administração.
A estação Gávea, originalmente planejada para integrar a Linha 4 do metrô (Ipanema – Barra), deveria ter sido entregue para as Olimpíadas de 2016. Após sucessivos adiamentos, as obras foram paralisadas em 2015, deixando uma estrutura inacabada e gerando preocupações entre os moradores da região.
O governador Cláudio Castro (PL) e o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Nicola Miccione, tiveram papel crucial nas negociações que levaram à aprovação do TAC. Em agosto, ambos se reuniram com o presidente do TCE, Rodrigo Melo do Nascimento, para apresentar argumentos a favor do acordo e pedir celeridade nas decisões do tribunal.
A Associação de Moradores e Amigos da Gávea (Ama-Gávea) recebeu a notícia com cautela. O abandono da estrutura, que desde 2017 está inundada, tem sido motivo de preocupação para os vizinhos. Ainda são necessários 1.256 metros de túneis para conectar a Gávea à estação Antero de Quental, no Leblon.
O projeto da estação Gávea não está livre de controvérsias. O Ministério Público aponta indícios de sobrepreço de R$ 3 bilhões, enquanto o TCE menciona um valor ainda maior, na casa dos R$ 3,7 bilhões. Essas denúncias de superfaturamento adicionam uma camada de complexidade ao já conturbado histórico da obra.
A aprovação do TAC marca um novo capítulo na saga da estação Gávea. Se concretizada, a retomada das obras promete trazer melhorias significativas para a mobilidade urbana do Rio de Janeiro, beneficiando milhares de passageiros diariamente e potencialmente impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
No entanto, os desafios técnicos e financeiros que levaram à paralisação inicial ainda persistem. A sociedade civil e os órgãos de controle terão papel fundamental no acompanhamento da execução do projeto, garantindo que os erros do passado não se repitam e que a estação Gávea finalmente se torne realidade para os cariocas.
A conclusão da estação Gávea representará não apenas a finalização de uma obra há muito aguardada, mas também um símbolo de perseverança e compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável. Resta agora aguardar os próximos passos e torcer para que, desta vez, o sonho de uma mobilidade urbana mais eficiente no Rio de Janeiro esteja mais próximo de se concretizar.
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