STF começa analisar suspeição de Moro nesta quinta-feira (22)

Segundo interlocutores do presidente do STF, o ministro Luiz Fux, o placar deve ser apertado.

STF começa analisar suspeição de Moro nesta quinta-feira (22)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), retomam nessa quinta-feira (22), os julgamentos dos recursos da decisão que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma sessão que está prevista para ocorrer a partir das 14h de hoje. 

Dois pontos precisam ser definidos: os ministros do STF irão discutir sobre a suspeição do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro e os destinos dos processos do ex-presidente Lula. A corte irá analisar se a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal poderia ter julgado a suspeição de Moro mesmo depois de o ministro Edson Fachin ter extinto esse processo. A Segunda Turma decidiu que sim e considerou Moro suspeito. 

Leia também: Nunes marques devolve processo e STF retoma hoje julgamento de suspeição de Moro

Fux repreende advogado que usou trecho da bíblia para criticar STF

Segundo interlocutores do presidente do STF, o ministro Luiz Fux, o placar deve ser apertado. Os ministros devem analisar a questão processual sem discutir o mérito. Ou seja, sem entrar propriamente na discussão sobre a suspeição de Moro, o que tornaria o julgamento relativamente mais rápido. Se entrarem no mérito do processo a discussão tende a se estender. 

Os ministros do STF também irão discutir para onde serão enviados os processos de Lula depois de na semana passada a corte ter mantido a incompetência da Vara de Curitiba para julgar o ex-presidente. Ao tomar a decisão, que na semana passada foi referendada pelos colegas, o ministro Edson Fachin determinou o envio destes processos para o Distrito Federal.  

Na última sessão, Alexandre de Moraes sugeriu que eles fossem submetidos para São Paulo onde estão sediados: o Triplex do Guarujá, o sítio de Atibaia e o Instituto Lula. 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Por Jornal da República em 22/04/2021
Aguarde..