Tatuador revoluciona o mercado da tatuagem:

Com atendimento intimista, Raphael Lopes fatura mais de 1 milhão por ano

Tatuador revoluciona o mercado da tatuagem:

O Tatuador Raphael Lopes, ex-catador de latinhas e ambulante natural de Ubatuba, litoral de São Paulo, foi obrigado a se reinventar durante a pandemia de COVID-19 assim como milhares de profissionais de diversas áreas.

Seu estúdio no Rio de Janeiro, que antes vivia repleto de clientes e também funcionava no modelo de coworking para tatuadores, teve que suspender as atividades por tempo indeterminado. Porém os pedidos de orçamento não paravam de chegar.

Em meio à uma onda de incertezas sem precedentes, o tatuador redefiniu sua operação, utilizando os devidos processos de biossegurança, agendando apenas atendimentos privados, e viu seu faturamento chegar aos 7 dígitos anuais.

“Meu atendimento está intrinsecamente ligado à minha trajetória e por isso ele se desenhou como um ato de conexão, de troca e de acolhimento”, ele diz. Com o tempo, Lopes refinou seu processo de atendimento incorporando elementos de psicanálise e se posicionando como um artista que registra histórias de vida na pele.

UMA TRAJETÓRIA DE CRIATIVIDADE E REINVENÇÃO

Sua história de sucesso vem de uma jornada que não começou agora. Das areias de Ubatuba, onde com apenas 7 anos de idade já trabalhava cerca de 14 horas por dia com artesanato, tatuagens de henna e reciclagem, Raphael sentia que seus sonhos eram maiores que suas circunstâncias.

Após se mudar para o Rio de Janeiro com 15 anos de idade, conhecer Amanda que logo se tornaria sua esposa e ingressar na faculdade de desenho industrial, Lopes viu mais uma vez a vida girar 360 graus quando descobriu que seria pai. O sonho deu espaço à realidade e ele teve que deixar a faculdade onde era bolsista.

Trabalhando como vendedor, ele reencontrou a tatuagem ao saber que um antigo colega tinha mudado de vida ao se tornar tatuador. Resistente no começo, sua esposa Amanda foi a grande virada de chave, foi ela quem presenteou Raphael com sua primeira máquina de tatuagem.

“NÃO É TERAPIA, MAS É TERAPÊUTICO”

“Eu acredito que a arte cura, que a arte salva, resgata e transforma. E mais do que isso: vivi isso na minha própria pele”, aprofunda o tatuador.

Seu primeiro atendimento foi em sua casa, um “quarto e sala”. Apesar do espaço simples, a experiência para os seus clientes foi pensada cuidadosamente desde o seu “day one”. O tatuador brinca que seu atendimento é o seu “super-poder”, já que seus clientes chegam até ele sem saber o que vão tatuar e podem, sem culpa, transferir essa responsabilidade para o artista, que cuidadosamente ouvirá suas histórias e criará uma obra de arte sob medida com elementos específicos que se conectam entre si e de modo que o projeto esteja à altura da trajetória representada.

“Meu atendimento começa com uma entrevista onde busco saber qual história meu cliente realmente quer contar. Para isso, uso técnicas como Rapport e a Associação Livre, deixando-o confortável para falar”, explica.

Suas obras de arte na pele impressionam pela capacidade artística e algo comum entre elas é a presença de um elemento central, o “self”, algo que representa o cliente dentro da sua própria história.

RESULTADOS QUE IMPRESSIONAM

Prestes a inaugurar seu ateliê de frente para a praia da Barra da Tijuca (RJ), o artista Raphael Lopes se tornou visado por algumas das maiores empresas do mundo e hoje é Embaixador da La Roche-Posay, marca do grupo L’Oréal e líder no seu segmento, além de ter sido anunciado como Jurado e Pro Master Artist do primeiro reality show de tatuagem do Brasil, a ODD List.

Atendendo clientes de todos os lugares do mundo – a maioria vem somente com o objetivo de ser tatuado – O custo de um projeto assinado pelo tatuador varia entre 30 e 100 mil reais.

Quando perguntado sobre motivações e planos para o futuro, Lopes conclui: “Eu acredito que toda pessoa é uma longa história que merece ser registrada, meu desejo é ser instrumento para isso, e fazer o máximo para conseguir”, concluiu.

Para acompanhar esse artista/empresário visionário, siga-o nas redes sociais: @raphafons

Por Betoh Cascardo em 25/03/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Volta às aulas sem celular: saiba como vai funcionar a nova lei
06 de Fevereiro de 2025

Volta às aulas sem celular: saiba como vai funcionar a nova lei

Luana Berti lança seu primeiro álbum ao vivo “Acústico Luana Berti
25 de Agosto de 2023

Luana Berti lança seu primeiro álbum ao vivo “Acústico Luana Berti

TOP STAR: Kim Kardashian muda visual e surpreende seguidores no Instagram
06 de Novembro de 2022

TOP STAR: Kim Kardashian muda visual e surpreende seguidores no Instagram

Sete curiosidades sobre a UFRJ que vocês irão se surpreender
08 de Agosto de 2022

Sete curiosidades sobre a UFRJ que vocês irão se surpreender

Aguarde..