Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
No próximo domingo, dia 22 de setembro, Itaipuaçu, distrito de Maricá, será palco da 1ª Edição da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, em Itaipuaçu, distrito de Maricá. A caminhada tem como objetivo, reunir todos os religiosos e simpatizantes que buscam, promover e acreditam nos direitos igualitários e na equidade da prática de crenças sem quaisquer tipos de preconceitos ou ataques. É de extrema importância conscientização maior e combater toda e qualquer discriminação. Organizada por lideranças religiosas como Mãe Flávia D’Oxum, a iniciativa busca promover a união e mostrar a força da comunidade na defesa dos direitos de expressão e prática de crenças. Uma realização do Centro Espírita Axé das Almas.
“O papel de todas as lideranças é orientar os seus filhos e seguidores que esta é uma caminhada que nos dá a oportunidade de provar que não somos minoria. Irmãos sabem bem o quanto lutamos para garantir os nossos direitos, mas não dá para fazer sozinho, este é o momento que de fato precisamos de todas e todos para estarmos juntos. Não é sobre A, B ou C, é sobre todos nós”, declarou Mãe Flávia D’Oxum.
Segundo Tania Jandira R. Ferreira, umbandista, militante da CCIR e psicóloga em clínica e social. – “A Caminhada pela Liberdade Religiosa é instrumento de diálogo com a sociedade sobre a importância da diversidade religiosa em contraponto a uma visão e prática de domínio de um único credo e estigmatização de religiões diferentes.
Todo e qualquer esforço em prol do respeito ao credo do outro é de grande valia. A orla de Copacabana recebeu no domingo passado (15) a 17ª edição da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. A Praia de Copacabana se tornou, mais uma vez, palco de uma grande manifestação pela liberdade religiosa. A caminhada reúne adeptos de diversos credos, que se unem para pedir paz e chamar atenção para os casos de intolerância religiosa e racismo. Essa edição ficou ainda mais fortalecida ao reunir em torno de 80 mil pessoas, superando todas as expectativas. A atividade, que tradicionalmente acontece no 3° domingo do mês de setembro, é organizada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa - CCIR e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP.
Para o Babalawô Ivanir dos Santos, interlocutor da CCIR - "Somos responsáveis e embaixadores do diálogo, é preciso agir para construir uma sociedade mais justa e em defesa da liberdade religiosa e do Estado laico, provocando reflexões em prol do fortalecimento das bases democráticas". O sacerdote, reverenciado internacionalmente por sua atuação incansável há mais de 40 anos em causas de direitos humanos e na luta contra o racismo e a intolerância religiosa, é professor do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ e fundador do CEAP.
1° Edição da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, em Itaipuaçu - Maricá
Às 10h - Concentração na Praça do Barroco, em Itaipuaçu - Maricá (Ref. Em frente ao Shopping Barroco)
Às 10h30 – Roda de conversa
Às ?12h - Início da caminhada, em direção pela Av. Zumbi dos Palmares (uma das ruas em frente à Praça do Barroco)
Término previsto para às 14h na Praça dos Gaviões – na Tenda Beth Carvalho
Rozangela Silva
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!