190 anos de Itaboraí - Desafio de Delaroli é preparar a cidade para receber o Comperj

190 anos de Itaboraí - Desafio de Delaroli é preparar a cidade para receber o Comperj

O prefeito de Itaboraí - Marcelo Delaroli (PL), vem fazendo uma boa gestão na cidade e tem aprovação popular com presença maciça nas festas de comemoração do 22 de maio - aniversário da cidade.

Houve extensa agenda na comemoração de aniversário, que iniciou com solenidade do asteamento da bandeira e na sequência com desfile cívico dos alunos das escolas públicas e privada, também teve cavalgada, e por fim, com programação cultural com a maior atração por conta do show de Maiara & Maraísa.

Fim de festa, e seguem os trâmites da administração de Itaboraí com muito trabalho para o prefeito Marcelo Delaroli e sua equipe.

Podemos dizer que geração de emprego é um problema nacional, porém, Itaboraí e agraciada com o empreendimento do Comperj - Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (atual Gaslub), e o prefeito Delaroli, que é do PL - Partido de Bolsonaro, deverá ter habilidade política para negociar com o governo federal a celeridade no andamento das obras.

A síntese dos últimos acontecimentos sobre a obra do Polo Gaslub (Comperj), é que a Petrobrás admitiu estudar a possibilidade de modificar novamente o escopo do empreendimento, passando a abranger também a produção de produtos petroquímicos de segunda geração.

Lembrando sobre a história inicial, a Petrobrás idealizou o Comperj (em 2006 no governo Lula), como um complexo petroquímico com meta do empreendimento para processar cerca de 8% da produção de petróleo do Brasil, com idealização de torná-lo auto suficiente e exportador de produtos petroquímicos, contudo, o projeto foi envolvido em uma série de esquemas de corrupção que foram investigados pela Operação Lava Jato.

Em 2020, a Petrobrás mudou o nome do empreendimento para Polo Gaslub, com nova proposta para o negócio que passaria ter uma planta de processamento de combustíveis, lubrificantes e uma até uma usina térmica. Agora, sob a gestão de Jean Paul Prates, a ideia é que o projeto possa novamente receber investimentos em petroquímica e também está se estudando projetos para expansão da produção de Diesel R – combustível produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal.

Face as dificuldades políticas naturais que o prefeito Delaroli, vai enfrentar por ser de oposição ao presidente Lula (PT), o desafio fica por conta do trabalho de interatividade da SEMDE - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Integração com o COMPERJ, com as novas lideranças e dirigentes do empreendimento. O objetivo é avançar nas obras de infraestrutura do município para garantir celeridade na retomada dos investimentos de construção de polo Gaslub, que possivelmente não vai alavancar com grande geração de emprego nos próximos meses em período pré eleitoral.

Certamente que o desafio para o prefeito Marcelo Delaroli, é montar uma boa equipe de trabalho para fazer o levantamento, planejamento e a realização de todas às obras de infraestrutura na cidade, que não justifique atraso e dê viabilidade na retomada da construção do antigo Comperj.

Matéria: Fernando Annibolete.

Foto: Internet e Instagram - Itaboraí

Por Jornal da República em 23/05/2023
Aguarde..