Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Conversei com Leca em Genebra na Suíça, onde fica seu showroom, no qual ela trabalha e vive. É uma daquelas artistas que nos deixa inebriados.
A artista que já ganhou um prêmio no concurso de arte pelos 75 anos da ONU em 2020, foi escolhida para representar o Brasil no Palácio da ONU em Genebra em 2022, na Semana de Direitos Humanos com o tema proposto pela Organização Mundial de Saúde - OMS, organizado pela Missão Brasil.
A partir daí, vem fazendo muito sucesso, o que é uma honra para os brasileiros essa representatividade. Uma mulher intelectual, forte, generosa e com disposição para atuar em várias áreas.
A artista é bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ, mas também se interessa por filosofia, mecânica quântica, psicanálise e pinta desde os 10 anos de idade!
Sua personalidade pode ser vista até mesmo no que se refere aos temas escolhidos, como na série “As Marias”. Dizem que ela possui um espírito alquímico e isto fica evidente no estilo matizado com perfeição nos diferentes elementos utilizados em seu trabalho, inclusive reciclados.
Suas obras são criadas após intensas pesquisas, baseadas em conteúdos significativos para o Brasil, tanto quanto para a história da humanidade por se tratar de personalidades e questões importantes que devem ser lembradas.
Visando focar no equilíbrio diante das escolhas da vida, homenageou, por exemplo, a brasileira Maria Bertha que assinou a carta das Nações Unidas em 1945 na Conferência de São Francisco, pioneira na luta pelos direitos das mulheres.
O impacto das telas é gerado justamente por conter uma história profunda por trás de cada peça. Portanto há uma indissociabilidade na dicotomia mente e matéria.
A temática acaba levando o observador a refletir sobre questões internas, como na coleção Choix. Além disso, nos transporta para uma nova dimensão psíquica, surpreendentemente!
Uma arte que vibra de imediato no observador. A exposição dela traz leveza nas informações em se tratando de ¨assuntos relativamente tensos ou pesados¨ da história, amenizando a comunicação para o espectador.
Leca Araújo ganhou notoriedade com inúmeras exposições, bienais, matérias em revistas de decorações e arquitetura, tal como, CasaCor entre outras.
Diante de tantos clientes importantes, principalmente na Suíça, França e Brasil como: diplomatas, escritores, empresários e colecionadores de arte. Atualmente foi convidada para um projeto relacionado ao Paris Fashion Week, no qual elabora sua arte em bolsas e objetos de marcas de luxo, gerando um alvoroço!
Fotógrafa Giselle Münger
Site: www.lecaaraujo.com
Instagram: @lecaaraujo.atelier
Caroline Mafra - Correspondente Internacional.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!