A CMNI abriu duas Comissões para avaliar os serviços prestados pelas empresas Águas do Rio e Light. Ambas têm sido alvos de inúmeras denúncias

Serviços prestados pelas empresas Light e Águas do Rio serão averiguados pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu

A CMNI abriu duas Comissões para avaliar os serviços prestados pelas empresas Águas do Rio e Light. Ambas têm sido alvos de inúmeras denúncias

Moradores do bairro KM 32, em Nova Iguaçu, foram acordados na madrugada de hoje, dia 28, com o rompimento de uma adutora de água. Mais de 30 imóveis foram atingidos e moradores tiveram perda total de seus bens. Felizmente, não houve mortes. Esta já é a terceira vez que isto acontece na região. Até hoje, existem bairros em Nova Iguaçu sem energia elétrica após as fortes chuvas do último dia 18. “Não dá mais para esperar. Todas as formas de diálogo com as empresas Águas do Rio e Light não tiveram sucesso. A Câmara Municipal acaba de aprovar a abertura de duas Comissões de Assuntos Relevantes que irão apreciar, averiguar, acompanhar e relatar os serviços prestados pelas empresas concessionárias de abastecimento de água e esgotamento sanitário e de fornecimento de eletricidade em Nova Iguaçu”, explicou o presidente da CMNI, Dudu Reina.

O vereador Alexandre da Padaria é o presidente da Comissão que irá cuidar da Light. “As denúncias são muitas. Desde a falta de energia após ventos e chuvas fortes, a demora no reparo do fornecimento de energia e a falta de equipes para atender as emergências”, disse o vereador. Já o vereador Jeferson Ramos é o presidente da Comissão que irá apurar as denúncias dos serviços prestados pela Águas. Segundo Jeferson, as irregularidades vão desde a falta de água, instalações de hidrômetros em calçadas, ruas esburacadas, cobrança abusiva na conta e corte indevido de água. Além do presidente, cada Comissão será formada por mais quatro membros, designados por Dudu Reina. Mesmo com a aproximação do recesso parlamentar, em meados de dezembro, o trabalho das Comissões não irá parar.

Ordem do Dia: A sessão ordinária desta terça-feira discutiu e aprovou vários projetos. Em Discussão Única, o estabelecimento da Comissão de Cultura da CMNI, agora desmembrada da Comissão de Educação, iniciativa do ver Dr. Robertinho. Em 1ª discussão, listamos:

- Concessão de Utilidade Pública para o Instituto Maria da Luz, do vereador Claudinho da Kombi;

- Instituição do Dia Municipal de Santa Sara Kali, a ser comemorado no dia 24 de setembro. O vereador Claudio Haja Luz assina o projeto.

Em 2ª discussão foram aprovados os seguintes projetos de lei de autoria do vereador Alexandre:

- Criação do Programa de Incentivo à Inovação Científica, Tecnológica e Sustentável de Nova Iguaçu para fomentar o recebimento de projetos inovadores sobre obras e serviços públicos; e,

- Instituição do Programa Vai de Bike e concessão do selo Empresa Amiga do Ciclista, visando a potencialização do uso da bicicleta como meio de transporte e o reconhecimento às empresas que apoiem a iniciativa para seus funcionários.

Foram aprovados, também em 2ª discussão, os seguintes:

- Programa de Incentivo à Doação de Cabelos Para Pessoas em Tratamento de Câncer (vereador Claudio Haja Luz),

- Mudança do nome da Estrada da Administração, localizada no bairro Tinguá, para Rua Manoel Patrício Gomes (vereador Claudinho da Kombi),

- Criação da Semana Municipal da Enfermagem (vereador Dr. Marcio Guerreiro).

Personalidades foram homenageadas com Moção de Congratulações e Aplausos pelos vereadores Maninho de Cabuçu e Dr. Marcio Guerreiro: dr. Ulisses de Oliveira, diretor geral do Hospital da Posse, dra Tatiane Ferreira Nunes, diretora técnica do Hospital da Posse, e os atletas Carlos André dos Santos e Thayane Soares, moradores do bairro Palhada, homenageados do ver Maninho. Marcos Antonio Bezerra, empresário da construção civil, foi agraciado pelo ver Dr. Marcio.

Fonte: ASCOM/CMNI. 

Por: Arinos Monge. 

Por Coluna Arinos Monge em 28/11/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..