A economia verde no Rio de Janeiro

Ex-secretário de Fazenda do Estado aposta no mercado de carbono

A economia verde no Rio de Janeiro

Como o mercado de carbono pode gerar retorno financeiro ao Brasil e ao Rio de Janeiro, é o tema da palestra do ex-secretário de Fazenda e Planejamento do Estado do Rio Nelson Rocha, HOJE, 25 de setembro, durante o Encad 2023 – a era da inovação, evento do Conselho Regional de Administração do RJ (CRA-RJ). O atual presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro (Caerj) encerrará a programação a partir das 17h, com a apresentação Uma nova economia para o Rio, certamente verde.

“A gente sempre ouviu as pessoas falando sobre a questão ambiental, mas com foco especificamente ambiental. Começamos a perceber que era preciso ter a economia para as pessoas se interessarem. Ao longo do tempo, essas mudanças e a aceleração da produção industrial foi fazendo com que o ambiente fosse se degradando. Antigamente considerávamos valor econômico só o espaço entre a extração e o consumo, hoje sabemos que não é só isso”, atesta Nelson, que há anos se dedica a estudar o mercado de carbono.

O Protocolo de Quioto, ratificado em novembro de 2004, define que os países signatários - como o Brasil – devem limitar as emissões de gases de efeito estufa. As nações que não utilizam o total de suas emissões autorizadas, podem vender o excesso para os países que emitem acima dos limites. Uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivale a um crédito de carbono.

O evento será realizado na sede do CRA, na Rua Professor Gabizo, 197, na Tijuca, durante todo o dia, com transmissão pelo canal oficial da entidade no YouTube. Inscrições gratuitas pelo cra-rj.adm.br

Sobre a Caerj

Primeira câmara de comércio exterior estadual do Brasil, criada em 20 de janeiro de 1977, a Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj) é constituída por empresas dos setores industrial e de serviços. Atua na assistência e defesa dos interesses dos associados e de toda comunidade empresarial, notadamente do comércio exterior, criando ferramentas e oportunidades para o desenvolvimento econômico e sustentável do Rio de Janeiro.

Câmara multisetorial e multilateral que representa e expressa sua opinião de forma independente, a instituição desenvolve parcerias estratégicas com as três esferas de governo, representações diplomáticas e câmaras de comércio estrangeiras para networking e governos estrangeiros. A Caerj faz parte da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra).

PROGRAMAÇÃO XVI ENCAD 2023 – 25/09/2023

9h – 9h30 – Welcome Coffee

9h30 – 10h – Abertura

10h – 10h50 – O Novo Mapa Global e as Demandas de Inserção do Brasil

10h50 – 11h40 – Uma Outra Organização é Possível

11h40 – 12h30 – Estado das Organizações 2023: As 10 Macrotendências que Estão Moldando as Organizações

12h30 – 14h – Intervalo para o almoço

14h – 14h50 – Impactos da Revolução Tecnológica com Inteligência Artificial

14h50 – 15h40 – O Modelo Mental e as Práticas do Ser Digital

15h40 – 16h30 – Diversidade e Inclusão na Estratégia da Organização

16h30 – 17h20 – O Trabalho em Reinvenção: Assumindo a Jornada

17h20 – 18h10 – Uma Nova Economia para o Rio de Janeiro, Certamente Verde

18h10 – Conclusões e Encerramento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Jornal da República em 22/09/2023
Aguarde..